Filtrar


Questões por página:

(Concurso Milagres/2018) “As estações do ano agrícola, as reuniões das assembleias consultivas, o calendário anual eram marcados por atividades religiosas. As corporações de Ofício guardavam, além dos domingos, mais sessenta feriados religiosos. Nas universidades, os exames e provas se realizavam dentro das igrejas, dentro das igrejas, acompanhados de missas, cânticos, salmos e ações de graças. Os livros científicos costumavam iniciar-se com frases do tipo “Para prazer e louvor a Deus, o Criador...”. Na Inglaterra, a proporção entre o clero e a população leiga era de 1 para 75” (SEFNER, Fernando. Da Reforma à Contrarreforma: O cristianismo em crise. São Paulo: Atual Editora,1993, p.5).

Sobre a Igreja Católica durante a Idade Média, o que corresponde mais ou menos entre os séculos V e XV, assinale a alternativa correta:

(Concurso Milagres/2018) Cronologicamente, os Tempos Homéricos da História Grega situam-se cronologicamente em época anterior à arcaica, sendo a Ilíada e a Odisseia as principais fontes para os seus estudos. Sobre o período e as fontes citadas, é correto afirmar:
(Concurso Milagres/2018) Sobre as transformações europeias que ocorreram no final da Idade Média e Início da Idade Moderna, assinale a alternativa correta:
“A partir do momento em que a Inglaterra – para enfrentar a estagnação econômica, a crise social e a concorrência de novas potências – reforçou laços imperiais e iniciou a corrida colonial, outros Estados seguiram-se rapidamente. A anexação de vastas áreas do mundo ao sistema econômico e político das nações mais industrializadas se fez então em ritmo acelerado” (FALCON, Francisco; MOURA, Gerson. A formação do mundo contemporâneo. Rio de Janeiro: Editora Campus,1985, p.84). Considerando o texto acima, assinale a alternativa que apresenta um dos motivos da expansão apresentada:
(Concurso Milagres/2018) “Toda organização estatal é etnocidária... Descobre-se, assim, no próprio âmago da substância do Estado, a força de ação do um, a vocação da recusa do múltiplo, o temo e o horror à alteridade (...) Contudo a prática etnocidária de abolir a diferença quando ela se torna oposição, cessa desde que a força do Estado não corra mais nenhum risco (...) Percebemos, por outro lado, que no caso dos Estados ocidentais a capacidade etnocidária é sem limites, desenfreada (...) O que contém a civilização ocidental, que a torna infinitamente mais etonocidária do que qualquer outra forma de sociedade? É o regime de produção econômica, justamente o espaço do ilimitado, espaço sem lugares no que diz respeito ao recuo constante do limite, espaço infinito da fuga permanente para diante. O que diferencia o Ocidente é o capitalismo...” (CLASTRES, Pierre. Arqueologia da Violência. São Paulo, Brasiliense, 1982, p.58-60). Considerando o texto acima, assinale a alternativa correta: