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(Concurso Milagres/2018) “Por volta de 1928, Henry Ford debatia-se com uma ideia fixa; queria encontrar uma fórmula salvadora para o angustiante problema do suprimento da borracha para a sua indústria. Estava cansado de aturar os preços que os ingleses de Ceilão e também os holandeses de Java lhe impunham. E decidira que o império da borracha dos ingleses era imoral e que a maneira de purificá-lo e redimi-lo era transferir este império da tutela retrógrada do capitalismo inglês para a tutela progressista do jovem e saldável capitalismo americano. Como? Plantando borracha.” (MOOG, Vianna. Bandeirantes e Pioneiros: paralelo entre duas culturas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1966, p.21). Assinale a alternativa na qual consta a região em que foi desenvolvido de seringais para atender ás necessidades de Henry Ford.
(Concurso Milagres/2018) “Além de atender a uma antiga e justa reivindicação, essas medidas trouxeram uma série de consequências para o ensino de História em sua totalidade e para a formação dos profissionais que atuam no magistério. As mudanças ocasionadas ainda estão em processo, e poderão ser aceleradas ou adquirir um ritmo mais lento, conforme a capacidade dos setores interessados em intervir no processo.” (LIMA, Mônica. Prefácio. IN: PEREIRA, Amilcar Araujo; MONTEIRO, Ana Maria. Ensino de história e culturas afro-brasileiras e indígenas. Rio de Janeiro: Pallas,2013) O texto acima refere-se às leis 10. 639/2003 e 11.645/2008, sobre as quais e suas implicações podemos corretamente afirmar:
(Concurso Milagres/2018) “Essa era a “Frente Ocidental, que se tornou máquina de massacre provavelmente sem precedentes na história da guerra. Milhões de homens ficavam uns diante dos outros nos parapeitos de trincheiras barricadas com sacos de areia, sob as quais viviam como – e com – ratos e piolhos. De vez em quando seus generais procuravam romper o impasse. Dias e mesmo semanas de incessante bombardeio de artilharia – que um escritor alemão chamou depois de “furacões de aço” (Ernst Jünger,1921) – “amaciavam” o inimigo e mandavam para baixo da terra, até que no momento certo levas de homens saíam por cima do parapeito, geralmente protegido por rolos e teias de arame farpado, para a “terra de ninguém”, um caos de crateras de grandes inundações de água, todos de árvores calcinadas, lama e cadáveres abandonados, e avançavam sobre metralhadoras, que os ceifavam, como eles sabiam que aconteceria.” (HOBSBAWM, Eric. A Era dos Extremos: O breve século XX,1914 – 1991, p.33) O texto acima melhor se aplica ao conflito da:
(Concurso Milagres/2018) “Esse mundo restrito do patriciado, que sabe mostrar sua solidariedade em face das demais categorias sociais da cidade, é, contudo, permeado por rivalidades e conflitos. Em Reims, a rivalidade dos Le Large e dos Chastelais no começo do século XIV ocupa o primeiro plano do palco citadino com episódios sangrentos, embora os homens do arcebispo e os homens do rei tenham tentado domar esses Montéquios e Capuletos champanheses. O verdadeiro cacife da luta era „o primado da cidade e, portanto, o poder para a facção que levasse a melhor?” (LE GOFF, Jacques. O apogeu da cidade medieval. São Paulo: Martins Fontes,1992, p.151). Sobre as cidades e a sociedade europeia na época apresentada no texto, assinale o que for unicamente correto:
(Concurso Milagres/2018) “Na época da Independência, a doação de lotes, característica da política de terras coloniais, foi abolida, e até 1850, quando a Lei de Terras foi decretada, a ocupação tornou-se a única forma de obter terra (exceção feita da compra ou herança” (COSTA, Emilía Viotti da. Da Monarquia à República: momentos decisivos. São Paulo: Editora UNESP,2010, p.178) “O Homestead Act refletia, em 1862, o impacto da imigração, da urbanização e da industrialização sobre a sociedade americana” (Op. Cit. P.183). Os textos tratam da Lei de Terras nos Estados Unidos a América e no Brasil, no século XIX, sobre as quais podemos corretamente afirmar: