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Quando se usa o Empowerment, pretende-se conceder, às pessoas que trabalham na organização, maiores oportunidades de participação no processo decisório e na escolha dos caminhos que serão trilhados na eterna busca pela sobrevivência. A organização que deseja se beneficiar dessa tecnologia precisa estar preparada para aplicá-la adequadamente e, portanto, deve adotar alguns requisitos no processo de implantação, EXCETO:
As principais variáveis que compõem uma organização foram estudadas pelas diversas teorias organizacionais que fazem parte da história da Administração. Dentre as teorias existentes, a escola das relações humanas teve como foco os aspectos internos e relacionais da organização. Tal abordagem sugere: I- a complexidade da natureza humana; II- o estudo dos tempos e movimentos; III- a racionalidade instrumental na busca de estruturas e sistemas perfeitos de trabalho; IV- a importância dos incentivos psicossociais; V- o condicionamento do homem pelo sistema social e pelas demandas de ordem biológica. Assinale a alternativa CORRETA.
Analisar, pesquisar e até mesmo procurar gerenciar a cultura das organizações tem sido o desafio de diversos pesquisadores e profissionais, uma vez que muitos são os desafios impostos quando se procura modificar a cultura de uma organização. Sobre esse tema, é INCORRETO afirmar que:
Muito embora diversos autores ressaltem a importância do trabalho em equipe, existem inúmeros fatores restritivos que dificultam a transformação de um grupo em uma equipe de alta performance. Dentre eles, estão: I- a visão fragmentada de mundo; II- o uso excessivo da percepção seletiva na comunicação; III- a liderança forte e centralizada; IV- a capacidade de criação a partir das diferenças; V- a revisão contínua dos modelos mentais individuais. São CORRETAS apenas as afirmativas:
A avaliação do desempenho humano nas organizações é, sem dúvida, um excelente instrumento de gestão para o desenvolvimento das competências indispensáveis às vantagens competitivas. Por outro lado, alguns obstáculos refletem aspectos culturais que dificultam os avanços das práticas de gerenciamento de talentos, em especial, as de gestão do desempenho. São eles: I- participação ativa do profissional avaliado durante a avaliação; II- incompetência para dar e receber feedback; III- inexistência de programas de capacitação para os avaliadores; IV- ausência de subjetividade por parte do avaliador; V- falta de alinhamento entre a avaliação de desempenho e os programas de reconhecimento. Assinale a alternativa CORRETA.