Filtrar


Questões por página:
Os tumores císticos são a segunda neoplasia pancreática exócrina mais comum, sucedendo apenas os adenocarcinomas do pâncreas na incidência. Os cirurgiões devem estar familiarizados com as características e tratamentos dessas lesões para adotar o tratamento individual de maneira correta. Marque a alternativa INCORRETA a respeito das neoplasias císticas:
As lesões que ocorrem na vigência de uma colecistectomia contribuem com mais de 80% de todas as lesões iatrogênicas do ducto biliar. Durante a laparoscopia ou colecistectomia convencional, a lesão do colédoco é uma complicação incomum, mas devastadora. Com base nisso, marque a alternativa INCORRETA.

Marina,36 anos, portadora de colelitíase sintomática em avaliação pré-operatória. Apresentou uma dor abdominal diferente das anteriores, afirmando sentir uma dor em barra no andar superior do abdome com irradiação para o dorso, acompanhada de vômitos. Avaliada no pronto atendimento cerca de 6 horas após o início dos sintomas.


O laboratório: Hg=11,5g/dl; HTC=33%; Leucometria: 13.400/mm3 ; PLT=367.000/mm3 ; Amilase=560UI/L; Lipase=850UI/L; Glicemia=160mg/dl; LDH=220UI/L; TGO=220UI/L; TGP=170UI/L; FA=210UI/L; GGT=140UI/L; Bilirrubina total = 1,9mg/dl com predomínio da fração direta.


Tomografia computadorizada de abdome com contraste mostrou edema difuso de tecido pancreático, sem áreas sugestivas de necrose.


Com base nos dados acima, marque a alternativa CORRETA:

Os tumores malignos da pele e subcutâneo são muito frequentes e representam a maioria das neoplasias malignas que acometem o ser humano. Em relação aos carcinomas de pele, marque a alternativa CORRETA:
Atualmente o emprego da antibioticoprofilaxia em cirurgia está consagrado como uma das condutas profiláticas úteis na redução do risco de infecção do sítio cirúrgico. Diante disso, marque a alternativa CORRETA.