Filtrar


Questões por página:
A divisão motora ou eferente do sistema nervoso é responsável pela transmissão dos impulsos motores do Sistema Nervoso Central aos músculos. Sendo assim, analise as afirmativas a seguir sobre essa divisão motora.
I. Essa divisão apresenta o sistema nervoso autônomo, responsável pelo controle das funções internas involuntárias do organismo (por exemplo, frequência cardíaca, pressão arterial, respiração). Ele inclui o sistema nervoso simpático somente. II. O sistema nervoso simpático é conhecido como sistema de “luta ou fuga”, apresentando papel de preparação do corpo para uma crise, ou seja, quando você está excitado, o seu sistema nervoso simpático produz uma descarga maciça pelo seu corpo e o prepara para a ação. III. Os efeitos da estimulação simpática são importantes ao atleta para a diminuição da frequência cardíaca e força de contração cardíaca; dilatação dos vasos coronarianos que ocasiona aumento do suprimento sanguíneo ao miocárdio para suprir as demandas crescentes; vasodilatação periférica, permitindo que o sangue entre nos músculos ativos, entre outras funções. IV. O sistema nervoso parassimpático é responsável pela manutenção do corpo, apresentando papel importante na digestão, micção, secreção glandular e conservação de energia. Os efeitos desse sistema tendem a se opor aos do sistema nervoso simpático.
Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
Gallahue e Ozmun (2005) descreveram as características dos reflexos primitivos e posturais para melhor compreensão do desenvolvimento motor da criança. Reflexos primitivos estão associados à obtenção do alimento e à proteção do bebê e os reflexos posturais estão relacionados à posição ereta e ao movimento. Analise as afirmativas a seguir sobre o Reflexo Tônico Assimétrico do Pescoço e marque (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.
( ) Para provocá-lo, o bebê é colocado em posição elevada por um examinador treinado e o pescoço é virado de maneira que a cabeça fique de frente para um dos lados. ( ) Os braços assumem posição similar à posição do esgrimista “em guarda”, isto é, o braço estende-se do lado do corpo, na direção em que a cabeça está voltada, e o outro braço assume posição extremamente flexionada. ( ) É provocado por um choque na sola do pé, em que a pressão causa distensão dos dedos. ( ) À medida que o sistema neuromuscular amadurece, esse reflexo é substituído pelo Reflexo Plantar, que é a contração dos dedos dos pés quando existe estimulação da sola.
Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.
Analise o trecho a seguir.
Essa abordagem tem, por paradigma, a aptidão física relacionada à saúde e por objetivos: informar, mudar atitudes e promover a prática sistemática de exercícios. Embora seus pressupostos e finalidades sejam semelhantes ao modelo biológico higienista que promovia a saúde por meio de atividades nas aulas de Educação Física, alguns aspectos distinguem esta proposição mais recente, conferindo-lhe um caráter renovado. Isto se deve principalmente à incorporação de certos princípios à proposta, como o da não exclusão.
(DARIDO e RANGEL,2005, p.16)
O trecho apresenta qual tendência/abordagem da Educação Física escolar?
Os Parâmetros Curriculares Nacionais para a área de Educação Física escolar trazem como contribuição para a reflexão e discussão da prática pedagógica, três aspectos fundamentais: princípio da inclusão, princípio da diversidade e categoria de conteúdos. Sobre a categoria de conteúdos, assinale a alternativa que apresenta a afirmação CORRETA.
Lei a afirmação a seguir.
Numa “sociedade de consumidores” (BAUMAN,2001), as práticas corporais historicamente tematizadas pela Educação Física se inscrevem fundamentalmente no amplo espectro do lazer. Assim, sua função social está referida sempre mais intensamente ao mundo do lazer, campo fortemente vinculado e influenciado pela indústria cultural. Desse modo, compete também à Educação Física fornecer aos alunos meios para situar-se, de forma autônoma e crítica, nessa dimensão da vida social.
(BRACHT,2010, p.3)
Assim sendo já não basta a mera exercitação física ou a aprendizagem das destrezas esportivas. Há que se ampliar