Filtrar


Questões por página:
A abordagem crítico-emancipatória (KUNZ,1994) é um dos desdobramentos da tendência crítica e valoriza a compreensão crítica do mundo, da sociedade e de suas relações, sem a pretensão de transformar esses elementos por meio escolar. Assume a utopia que existe no processo de ensino e aprendizagem, limitado pelas condicionantes capitalistas e classistas, e se propõe a aumentar os graus de liberdade do raciocínio crítico e autônomo dos alunos. Observando as orientações didáticas,
A classificação das habilidades motoras em categorias gerais permite-nos um melhor entendimento das características que distinguem uma habilidade de outra, e a forma como elas são realizadas e aprendidas. Na perspectiva de classificação unidimensional, apenas uma característica da habilidade é analisada. Sendo assim, assinale a alternativa que indica corretamente classificações unidimensionais para melhor ilustrar as categorias e dimensões de análise de uma habilidade motora.
A adolescência é vista como uma mudança da fase da infância para a fase adulta, implicando em uma das transformações mais conturbadas para o indivíduo, que passa por diversas alterações físicas, cognitivas e psicossociais, causadoras de diversas confusões na mente do adolescente. Sobre as mudanças físicas na adolescência, assinale a alternativa que apresenta a proposição CORRETA.
É necessário visualizar, com nitidez, os diversos caminhos que se estabelecem entre os sujeitos da aprendizagem e os objetos de ensino. E, nesse sentido, precisar com clareza as relações entre o quê, para quem, e como se ensina e se aprende a cultura corporal de movimento na escola. O principal instrumento que os Parâmetros Curriculares Nacionais trazem nesta direção é a abordagem dos conteúdos escolares em procedimentos, conceitos e atitudes. Considerando estes argumentos, eles apontam para
O corpo envolve diferentes sentidos e significados (polissemia) e também a ele são atribuídos diferentes valores (dicotomias) em oposição a outros elementos como a mente, a alma ou o próprio meio ambiente. Como relacionar essas questões ao processo de ensino e aprendizagem é o desafio da Educação Física escolar. Está INCORRETO o que se afirma na opção.