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Concurso:
Prefeitura Municipal de Guaiúba - CE
Disciplina:
Pedagogia
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei n.9.394, de 1996, que ainda norteia a inicialização do ensino em seu artigo 14, e o Plano Nacional de Educação (PNE), em seu artigo 22, preveem que os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público, na educação básica, obedecendo aos princípios da participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto político pedagógico da escola. Nesse contexto, as instâncias colegiadas de gestão na escola pública contemplam
I. a participação social, no planejamento de políticas educacionais para a escolha do uso de recursos. II. a desresponsabilização com os resultados e a responsabilidade de caráter eminentemente normativo. III. a livre participação coletiva dos atores sociais de forma interdependente e verdadeiramente democrática. IV. as decisões coletivas de professores, gestores, funcionários, pais e alunos nas estratégias de ensino. V. uma direção tutelada que segue padrões de ações e normas impostas numa relação vertical e hierárquica.
Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
I. a participação social, no planejamento de políticas educacionais para a escolha do uso de recursos. II. a desresponsabilização com os resultados e a responsabilidade de caráter eminentemente normativo. III. a livre participação coletiva dos atores sociais de forma interdependente e verdadeiramente democrática. IV. as decisões coletivas de professores, gestores, funcionários, pais e alunos nas estratégias de ensino. V. uma direção tutelada que segue padrões de ações e normas impostas numa relação vertical e hierárquica.
Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
Concurso:
Prefeitura Municipal de Guaiúba - CE
Disciplina:
Pedagogia
Leia o fragmento de texto a seguir.
Ao longo da obra de Freire (1987), é apresentada uma educação libertadora, em que os educandos devem ser entendidos, assim como suas realidades. Freire (1987) chama de investigação temática, “um esforço comum de consciência da realidade e de autoconsciência, que a inscreve como ponto de partida do processo educativo, ou da ação cultural de caráter libertador.
https://www.redalyc.org/journal/684/68464195065/html/
Nesse contexto, podemos afirmar que, para Paulo Freire, a educação é um(a)
I. prática de amor e coragem, sustentada no diálogo, na discussão e no debate. II. ato político que liberta os indivíduos por meio da consciência crítica. III. ação em que o educador deposita o conhecimento em um aluno receptáculo. IV. modelo que tem por base a transmissão de conhecimento e o acúmulo de ideias. V. busca da transformação-reinvenção da realidade pela ação-reflexão humana.
Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
Ao longo da obra de Freire (1987), é apresentada uma educação libertadora, em que os educandos devem ser entendidos, assim como suas realidades. Freire (1987) chama de investigação temática, “um esforço comum de consciência da realidade e de autoconsciência, que a inscreve como ponto de partida do processo educativo, ou da ação cultural de caráter libertador.
https://www.redalyc.org/journal/684/68464195065/html/
Nesse contexto, podemos afirmar que, para Paulo Freire, a educação é um(a)
I. prática de amor e coragem, sustentada no diálogo, na discussão e no debate. II. ato político que liberta os indivíduos por meio da consciência crítica. III. ação em que o educador deposita o conhecimento em um aluno receptáculo. IV. modelo que tem por base a transmissão de conhecimento e o acúmulo de ideias. V. busca da transformação-reinvenção da realidade pela ação-reflexão humana.
Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
Concurso:
Prefeitura Municipal de Guaiúba - CE
Disciplina:
Pedagogia
Na Escola Municipal de Ensino Fundamental José Bandeira de Alencar, a professora do 5º ano, elaborou o plano de aula contemplando os seguintes elementos:
https://novaescola.org.br/planos-de-aula/fundamental/5ano/linguaportuguesa/elementos-da-narrativa/3522
Considerando Libâneo (1993) “a aula deve ser compreendida como um conjunto de meios e condições em que o professor dirige e estimula o processo de ensino em função da aprendizagem do aluno”. Com isso, para que o docente possa realizar uma aula há a necessidade de se ter uma estrutura didática.
Considerando as informações apresentadas, podemos afirmar que a estrutura didática do plano de aula da professora do 5º ano do Ensino Fundamental contempla
I. o conteúdo e a forma de composição de narrativa. II. as estratégias e as técnicas de aprendizagem. III. a capacidade que queremos ver desenvolvida no aluno. IV. a operacionalização da aula e sua problematização.
Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
https://novaescola.org.br/planos-de-aula/fundamental/5ano/linguaportuguesa/elementos-da-narrativa/3522
Considerando Libâneo (1993) “a aula deve ser compreendida como um conjunto de meios e condições em que o professor dirige e estimula o processo de ensino em função da aprendizagem do aluno”. Com isso, para que o docente possa realizar uma aula há a necessidade de se ter uma estrutura didática.
Considerando as informações apresentadas, podemos afirmar que a estrutura didática do plano de aula da professora do 5º ano do Ensino Fundamental contempla
I. o conteúdo e a forma de composição de narrativa. II. as estratégias e as técnicas de aprendizagem. III. a capacidade que queremos ver desenvolvida no aluno. IV. a operacionalização da aula e sua problematização.
Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.
Concurso:
Prefeitura Municipal de Guaiúba - CE
Disciplina:
Pedagogia
Observe a imagem a seguir.
Fonte: ilustração remixada de (SOUZA; OLIVEIRA,2020)
A prática de avaliação realizada pelo professor de Química, Sr. João Lucas, serve para investigar o que pode ser melhorado: a metodologia de ensino, as situações de aprendizagem, os projetos propostos, a conversação em aula, a relação entre os participantes, as condições materiais de estudo-ensino… e com um diagnóstico, podemos tomar providências objetivando um melhoramento. Para ele a avaliação precisa ser cotidiana, podendo ser realizada por meio das conversas em aula, pela troca de mensagens online, pelas manifestações espontâneas dos alunos, pela qualidade das atividades realizadas, ou pelas apresentações que os alunos fazem para a turma.
Segundo o relato, podemos inferir que a prática avaliativa do professor de Química, Sr. João Lucas, está baseada na avaliação
Fonte: ilustração remixada de (SOUZA; OLIVEIRA,2020)
A prática de avaliação realizada pelo professor de Química, Sr. João Lucas, serve para investigar o que pode ser melhorado: a metodologia de ensino, as situações de aprendizagem, os projetos propostos, a conversação em aula, a relação entre os participantes, as condições materiais de estudo-ensino… e com um diagnóstico, podemos tomar providências objetivando um melhoramento. Para ele a avaliação precisa ser cotidiana, podendo ser realizada por meio das conversas em aula, pela troca de mensagens online, pelas manifestações espontâneas dos alunos, pela qualidade das atividades realizadas, ou pelas apresentações que os alunos fazem para a turma.
Segundo o relato, podemos inferir que a prática avaliativa do professor de Química, Sr. João Lucas, está baseada na avaliação
Concurso:
Prefeitura Municipal de Guaiúba - CE
Disciplina:
Pedagogia
Leia o fragmento de texto.
O aluno da Educação de Jovens e Adultos está inserido no mundo do trabalho e nas relações interpessoais de um modo diferente daquele da criança e do adolescente. Ele traz consigo uma história mais longa (e, provavelmente, mais complexa) de experiências, conhecimentos acumulados e reflexões sobre o mundo externo, sobre si mesmo e sobre as outras pessoas (OLIVEIRA,2001). Adultos aprendem de modo diferente, visto que já são independentes, desenvolvem diversos papéis sociais, com experiências e responsabilidades no trabalho, na esfera familiar e na vida social, por isso é preciso desenvolver estratégias diferenciadas e significativas que deem sentido à aprendizagem.
Na Educação de Jovens e Adultos, o professor deverá
I. estruturar, de modo rigoroso, o tempo de aprendizagem de cada educando. II. impulsionar a ação coletiva, a participação e a dialogicidade entre os educandos. III. priorizar, apenas, a fundamentação dos aspectos técnicos dos métodos de ensino. IV. prestar atenção às diversidades, propondo aulas correspondentes com a realidade.
Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS
O aluno da Educação de Jovens e Adultos está inserido no mundo do trabalho e nas relações interpessoais de um modo diferente daquele da criança e do adolescente. Ele traz consigo uma história mais longa (e, provavelmente, mais complexa) de experiências, conhecimentos acumulados e reflexões sobre o mundo externo, sobre si mesmo e sobre as outras pessoas (OLIVEIRA,2001). Adultos aprendem de modo diferente, visto que já são independentes, desenvolvem diversos papéis sociais, com experiências e responsabilidades no trabalho, na esfera familiar e na vida social, por isso é preciso desenvolver estratégias diferenciadas e significativas que deem sentido à aprendizagem.
Na Educação de Jovens e Adultos, o professor deverá
I. estruturar, de modo rigoroso, o tempo de aprendizagem de cada educando. II. impulsionar a ação coletiva, a participação e a dialogicidade entre os educandos. III. priorizar, apenas, a fundamentação dos aspectos técnicos dos métodos de ensino. IV. prestar atenção às diversidades, propondo aulas correspondentes com a realidade.
Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS