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Por transposição didática, pode-se reconhecer o(a)
Os teóricos da transposição didática classificam o conhecimento em três categorias, denominadas por eles de
I. saber sábio. II. saber a ensinar. III. saber ensinado.
e definidas por
A. conhecimento ensinado em sala de aula. B. conhecimento acadêmico. C. conhecimento contido nos livros didáticos.

Marque a opção que apresenta a CORRETA relação entre a denominação do conhecimento e sua respectiva definição.
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), a Ética diz respeito às reflexões sobre as condutas humanas. A pergunta ética por excelência é: “Como agir perante os outros?” Dentre os objetivos de ética para o Ensino Fundamental, estão os que visam às capacidades de
I. reconhecer a presença dos princípios que fundamentam normas e leis no contexto social. II. refletir parcialmente sobre as normas morais, buscando a legitimidade na realização do bem individual. III. valorizar e empregar o diálogo como forma de esclarecer conflitos e tomar decisões coletivas.

Marque a opção que indica o(s) objetivo(s) CORRETO(S).
Um ponto primordial para uma educação de qualidade é o bom relacionamento da comunidade escolar, especificamente, professor e aluno. É preciso, então, criar uma relação baseada na amizade e no respeito mútuo. Entre os aspectos que devem conduzir a relação entre docente e aluno a seguir, marque (V) para as afirmativas VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.
( ) Cultivar atitude de justiça e trato igualitário entre os alunos. ( ) Abster-se de assumir atitudes racistas, quer em relação à cor, ou nacionalidade. ( ) Ao chamar a atenção do aluno, ressaltar defeitos físicos, deficiências de inteligência, raça ou nacionalidade. ( ) Não revelar, em classe, aspectos da vida particular do aluno. ( ) Colocar em lista pública, as notas dos alunos. ( ) Assumir uma posição político-partidária em sala de aula.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.
Ao se propor a ideia de um professor como profissional crítico-reflexivo, não se está falando sobre conteúdos ou um campo específico para sua reflexão. Pretende-se que o potencial da reflexão o ajude a reconstruir tradições emancipatórias implícitas no valor da sociedade, dessa forma,