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Questões por página:

Analise as afirmativas a seguir:


I. Considere 9 caixas com 20 frutas, cada. Se todas as frutas foram igualmente distribuídas entre 5 pessoas, então cada indivíduo receberá menos de 33 frutas.


II. Sabe-se que 3/15 dos bombons de uma caixa foram comidos. Assim, é correto afirmar que mais de 27% e menos de 33% dos doces inicialmente disponíveis na caixa foram consumidos.


III. Sobre uma mesa há 2 bolos de morango e 5 bolos de chocolate. Diante dos dados apresentados, é correto afirmar que o quantitativo de bolos de morango em relação ao total de bolos sobre a mesa representa 2/7, fração essa que corresponde, em números decimais, a 0,39.


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Leia o texto 'Avaliação' e, em seguida, analise as afirmativas a seguir:


I. Após a análise do texto, é possível inferir que o modelo tradicional da avaliação escolar define a classificação de indivíduos segundo um padrão determinado como a principal função do ato de avaliar.


II. O texto leva o leitor a entender que as decisões metodológicas do professor e a relação desse profissional com o aluno não estão livres da influência dos juízos de valor que ocorrem no ambiente escolar.


III. Após a análise do texto, é possível concluir que os professores e os gestores escolares, se não receberem a capacitação adequada, tendem a tratar os alunos conforme os juízos de valor que os familiares fazem dos educandos e, dessa forma, contribuem para traçar o destino dos alunos, para o sucesso ou para o fracasso.


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Leia o texto 'Avaliação' e, em seguida, analise as afirmativas a seguir:


I. O texto leva o leitor a entender que a avaliação classificatória é uma prática que está carregada de preconceito e estigma e pode tornar-se um instrumento autoritário ao mesmo tempo em que tolhe o desenvolvimento escolar de muitos alunos.


II. De acordo com as informações do texto, pode-se inferir que o principal uso autoritário da avaliação tradicional é a sua transformação em mecanismo disciplinador de condutas individuais. Ou seja, os alunos que adotam comportamentos socialmente indesejáveis são punidos com notas ou conceitos menores nas instituições que adotam um modelo mais tradicional de pedagogia, afirma o texto.


III. As informações presentes no texto permitem concluir que o modelo tradicional da avaliação escolar força o professor a classificar os alunos através de notas e, a partir dessa segmentação, os educandos tendem a ter uma menor autonomia sobre as próprias escolhas de futuro pessoal e profissional.


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Leia o texto 'Avaliação' e, em seguida, analise as afirmativas a seguir:


I. O texto sugere que, na prática escolar, a avaliação costuma ser perpassada por concepções autoritárias e impessoais, afetando a tomada de decisão dos professores e gestores escolares em favor de uma pedagogia distante da realidade social. Essa concepção individualista e regressiva da educação escolar, afirma o texto, é o reflexo de uma gestão pouco engajada na compreensão da realidade dos educandos.


II. O texto leva o leitor a concluir que a avaliação é um julgamento de valor sobre manifestações relevantes da realidade, tendo em vista uma tomada de decisão. Em outras palavras, avaliar implica a emissão de julgamentos de valores, a partir de dados coletados, visando a uma tomada de decisão, afirma o texto.


III. Uma das ideias presentes no texto é a de que, no meio escolar, é frequente a utilização do poder e do veredicto da avaliação para ameaçar os alunos, transformando-a em um instrumento que ameaça e disciplina os alunos pelo medo em detrimento da sua função de ser um instrumento diagnóstico para o crescimento.


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Analise as afirmativas a seguir:


I. A Lei nº 8.069, de 1990, incumbe ao poder público fornecer gratuitamente medicamentos, órteses, próteses e outras tecnologias assistivas relativas ao tratamento, à habilitação ou à reabilitação para crianças e adolescentes que necessitarem, de acordo com as linhas de cuidado voltadas às suas necessidades específicas.


II. Considera-se tratamento cruel ou degradante, conforme disposto na Lei nº 8.069, de 1990, a conduta ou forma cruel de tratamento em relação à criança ou ao adolescente que o humilhe, o ameace gravemente ou o ridicularize. O referido instrumento legal busca coibir e impedir a ocorrência desse tipo de atitude contra as crianças e os adolescentes.


III. O artigo 18-A da Lei nº 8.069, de 1990, determina que a criança e o adolescente têm o direito de ser educados e cuidados sem o uso de castigo físico ou de tratamento cruel ou degradante. Tais práticas, que muitas vezes chegam a ser realizadas como formas de correção ou disciplina pelos pais, pelos integrantes da família ampliada ou pelos responsáveis, por exemplo, são vedadas pelo referido instrumento legal.


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