Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Com base no Texto “O que é, exatamente, a felicidade?”, analise as afirmativas a seguir: I. No trecho: “Quanto mais memórias positivas você acumula, mais perto da felicidade estará. Isso é óbvio”, é correto afirmar que as palavras destacadas “Quanto mais”, “Isso” e “óbvio” são morfologicamente classificadas como conjunção proporcional, pronome demonstrativo e adjetivo, respectivamente.
II. No trecho: “Quanto mais memórias positivas você acumula, mais perto da felicidade estará. Isso é óbvio”, é correto afirmar que a palavra destacada “Isso” se refere à oração anterior inteira”. Marque a alternativa CORRETA:
mostrar texto associado
Com base no Texto “O que é, exatamente, a felicidade?”, analise as afirmativas a seguir: I. No trecho: “Quando você pergunta a si mesmo se é feliz”, é correto afirmar que a palavra destacada “Quando” introduz no parágrafo uma ideia de condicionalidade.
II. No trecho: “ a eudaimonia é de longo prazo”, é correto afirmar que a palavra destacada “Já” introduz no parágrafo uma ideia de tempo. Marque a alternativa CORRETA:
mostrar texto associado
Com base no Texto “O que é, exatamente, a felicidade?”, analise as afirmativas a seguir: I. No trecho: “Eis uma pergunta que só parece simples”, é certo afirmar que os termos destacados “” e “que“ são morfologicamente classificados como advérbio e conjunção integrante respectivamente.
II. No trecho: “Eis aí uma pergunta que parece simples”, é certo afirmar que os termos destacados “uma” e “só” são artigo definido e advérbio respectivamente.
III. No trecho: “Ou seja, das suas memórias. Ao gravá-las, o cérebro atribui a cada uma delas uma “valência emocional”, é correto afirmar que os termos destacados “Ou seja” e “las” operam como locução conjuntiva com função explicativa e pronome pessoal oblíquo com função anafórica respectivamente. Marque a alternativa CORRETA
mostrar texto associado
Com base no Texto “O que é, exatamente, a felicidade?”, analise as afirmativas a seguir: I. A felicidade é a soma de alegria, otimismo, calma, prazer e diversos outros ingredientes, cujo melhor caminho para entendê-la é através dos dois conceitos propostos por Aristóteles na Grécia do século 4 a.C.: hedonia e eudaimonia.
II. Para Aristóteles, a felicidade é a combinação da hedonia, manifesta em situações imediatas e específicas com a eudaimonia, um estado de espírito estruturado em comportamentos morais e éticos que visam à evolução do indivíduo.
III. Ao perguntar se uma pessoa é feliz, está-se indagando sobre o resultado das suas experiências e emoções vividas e armazenadas na sua memória. Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir: I. Pode o agente público, quando achar necessário, deixar de agir conforme o ordenamento jurídico da administração pública para atender interesses particulares. Contudo, este não será considerado um comportamento antiético, pois a ética do servidor público é uma questão de fórum íntimo.
II. O servidor público sempre deverá agir conforme sua própria consciência, já que o julgamento entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno e o honesto e o desonesto é uma opção muito pessoal.
III. Toda pessoa tem direito à verdade. O servidor, no entanto, pode omiti-la ou falseá-la, quando considerar contrária aos interesses da própria pessoa interessada ou da Administração Pública. Marque a alternativa CORRETA: