Filtrar


Questões por página:
Analise as afirmativas a seguir: I. Existem duas formas de infecção pelo vírus da hepatite D: coinfecção simultânea com o HCV e superinfecção do HDV em um indivíduo com infecção crônica pelo HCV. A hepatite D crônica é considerada a forma mais grave de hepatite viral crônica, com progressão mais rápida para cirrose.
II. A hepatite crônica pelo HCV é uma doença de ação silenciosa, que evolui sorrateiramente e se caracteriza por um processo inflamatório persistente no fígado, podendo evoluir para cirrose ao longo do tempo.
III. A hepatite A não tem um tratamento específico, sendo mais importante evitar a automedicação para alívio dos sintomas, pois o uso de medicamentos desnecessários ou que são tóxicos ao fígado pode piorar o quadro. Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir: I. A hanseníase é uma doença infecciosa, contagiosa, de evolução crônica, causada pela bactéria Echinococcus granulosus. Atinge principalmente a pele, as mucosas e os nervos periféricos, com capacidade de ocasionar lesões neurais, podendo acarretar danos irreversíveis, inclusive exclusão social.
II. A transmissão da hanseníase ocorre quando uma pessoa elimina o bacilo para o meio exterior, infectando outras pessoas suscetíveis, ou seja, com maior probabilidade de adoecer. A forma de eliminação do bacilo pelo doente é pelos objetos utilizados pelo paciente.
III. A hanseníase apresenta longo período de incubação, ou seja, o tempo em que os sinais e sintomas se manifestam desde a infecção. Geralmente, esse período dura em média de dois a sete anos, porém, há referências a períodos inferiores a dois e superiores a dez anos. Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir: I. O Tétano acidental é uma infecção causada por bactéria encontrada na natureza, sendo altamente contagiosa. A principal forma de prevenção é por meio da vacina pentavalente. A bactéria causadora do tétano acidental pode ser encontrada na pele, fezes, terra, galhos, plantas baixas, água suja, poeira.
II. Com o início do tratamento, a transmissão da tuberculose, causada pelo bacilo de Koch, tende a diminuir gradativamente, e em geral, após 15 dias, o risco de transmissão da doença é bastante reduzido. Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir: I. A rubéola é uma doença aguda, de alta contagiosidade, que é transmitida pelo vírus do gênero Rubivirus, da família Togaviridae. A doença também é conhecida como Sarampo Alemão.
II. A infecção por rubéola na gravidez acarreta inúmeras complicações para a mãe, como aborto e natimorto (feto expulso morto) e para os recém-nascidos, como malformações congênitas (surdez, malformações cardíacas, lesões oculares e outras). Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir: I. É permitida a autenticação de documentos pelo próprio agente público, à vista dos originais apresentados pelo usuário, vedada a exigência de reconhecimento de firma, salvo em caso de dúvida de autenticidade.
II. Os conselhos de usuários, de caráter consultivo, têm como atribuições acompanhar a prestação dos serviços, de modo que a participação do usuário no conselho será considerada serviço relevante e com remuneração custeada pelo órgão prestador do serviço. Marque a alternativa CORRETA: