Filtrar


Questões por página:
Analise as afirmativas a seguir: I. No Brasil, a meningite não é considerada uma doença endêmica. Casos da doença são esperados ao longo de todo o ano, com a ocorrência de surtos e epidemias ocasionais. A ocorrência das meningites bacterianas é mais comum no outono-inverno e das virais na primavera-verão.
II. A meningite viral é geralmente mais grave que a bacteriana e os sintomas incluem febre, dor de cabeça e rigidez de nuca. Muitas vezes há outros sintomas, como: mal-estar, náusea, vômito, fotofobia (aumento da sensibilidade à luz), status mental alterado (confusão). Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir: I. Poliomielite (paralisia infantil) é uma doença contagiosa aguda causada por vírus, acometendo crianças exclusivamente.
II. O diagnóstico da poliomielite deve ser suspeitado sempre que houver paralisia flácida de surgimento agudo com diminuição ou abolição de reflexos tendinosos em menores de 15 anos. Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir: I. É considerada atividade típica do Agente de Combate às Endemias, o desenvolvimento de ações educativas e de mobilização da comunidade relativas à prevenção e ao controle de doenças e agravos à saúde.
II. É considerada atividade típica do Agente de Combate às Endemias, divulgação de informações para a comunidade sobre sinais, sintomas, riscos e agentes transmissores de doenças e sobre medidas de prevenção individuais e coletivas. Marque a alternativa CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir: I. É considerada atividade típica do Agente de Combate às Endemias, a realização de ações de campo para pesquisa entomológica, malacológica e coleta de reservatórios de doenças.
II. O Agente de Combate às Endemias pode atuar de forma independente na coleta de animais e no recebimento, no acondicionamento, na conservação e no transporte de espécimes ou amostras biológicas de animais. Marque a alternativa CORRETA:

Analise as afirmações a seguir:

I. Vigilância epidemiológica é um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas de saúde pública decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde.

II. Vigilância sanitária é um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos.

III. Entre as atividades do Sistema Único de Saúde se encontra a vigilância nutricional e a orientação alimentar, além da fiscalização e a inspeção de alimentos, água e bebidas para consumo humano.

Marque a alternativa CORRETA: