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Leia o texto 'Vygotsky' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:
I. O texto procura passar ao leitor a ideia de que a linguagem é um sistema de signos historicamente construído que possibilita uma forma de pensamento qualitativamente inferior àquele anterior na criança. II. Na perspectiva defendida pelo texto, os signos elaborados pela cultura servem como instrumentos intelectuais que exigem do homem uma compreensão direta sobre seus significados e o tornam mais artificial, como os animais. III. De início, quando a criança profere sons e sílabas sem significado, a fala tem uma função afetivo-conativa, afirma Vygotsky, e a inteligência da criança é de tipo prático, de acordo com o texto.
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Leia o texto 'Vygotsky' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:
I. Segundo o texto, as emoções, assim como o pensamento, podem evoluir de um nível inferior para outro superior, mais complexo, transformando-se em sentimentos, de acordo com a valorização delas na sociedade. II. Embora o pensamento e a fala tenham caminhos de desenvolvimento parcialmente diferentes, em determinado momento seus percursos se encontram mais efetivamente, o que permite a construção do pensamento verbalizado e da fala intelectual, de acordo com o texto. III. O texto defende a ideia de que, para Vygotsky, a utilização de instrumentos é uma característica essencialmente humana que leva a um menor domínio do meio e ao desaparecimento de habilidades específicas para utilizá-lo em favor da nossa evolução enquanto espécie.
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Analise as afirmativas a seguir:
I. As características essenciais da deficiência intelectual (transtorno do desenvolvimento intelectual) incluem déficits em capacidades mentais genéricas e prejuízo na função adaptativa diária na comparação com indivíduos pareados para idade, gênero e aspectos socioculturais. O início ocorre durante o período do desenvolvimento e o diagnóstico baseia-se tanto em avaliação clínica quanto em testes padronizados das funções adaptativa e intelectual. II. O diagnóstico em Gestalt-terapia objetiva definir fenomenologicamente um processo: como esta pessoa está funcionando no momento e para que funciona deste modo, a que necessidades atende e a que necessidades deixa de atender. Esses questionamentos, na perspectiva gestáltica, devem ser respondidas a partir da aplicação de questionários com respostas objetivas, sem a intervenção ou participação do psicólogo.
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Analise as afirmativas a seguir:
I. O foco e escopo de estudo da neuropsicologia tem por objetivo entender qual o papel dos sistemas cerebrais individuais em formas complexas de atividades mentais. O propósito da neuropsicologia é, portanto, generalizar ideias modernas concernentes à base cerebral do funcionamento complexo da mente humana e discutir os sistemas cerebral, circulatório, digestivo e muscular que participam na construção de percepção e ação, de fala e inteligência, de movimento e atividade consciente dirigida a metas. II. O estilo de questionamento usado na Terapia Cognitivo Comportamental baseia-se em uma relação empírica colaborativa e tem o objetivo de ajudar os pacientes a reconhecerem e modificarem o pensamento desadaptativo. O questionamento socrático consiste em fazer perguntas ao paciente que estimulem a curiosidade e o desejo de inquirir. Em vez de uma apresentação didática dos conceitos da terapia, o terapeuta tenta fazer com que o paciente se envolva no processo de aprendizagem. Uma forma especial de questionamento socrático é a descoberta guiada, por meio da qual o terapeuta faz uma série de perguntas indutivas para revelar padrões disfuncionais de pensamento ou comportamento.
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Analise as afirmativas a seguir:
I. No processo de gestão de pessoas, é necessário que se faça o planejamento e o controle dos recursos humanos. Se esses processos forem realizados adequadamente, poderão contribuir com a conquista dos objetivos da organização. II. As características psicológicas da pessoa ou de um grupo não possuem relação com a forma como as pessoas irão desempenhar uma dada atividade ou mesmo a qualidade das interações interpessoais que elas apresentam, por exemplo.
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