Questões de Concurso
Filtrar
6.731 Questões de concurso encontradas
Página 107 de 1.347
Questões por página:
Questões por página:
Apesar da formação teórica de Erich Fromm ter sido a Psicanálise, ele foi considerado um culturalista, porque defendia enfaticamente que os aspectos culturais, sociais e políticos são determinantes das possibilidades de realização humana e, portanto, da estruturação da personalidade. Postula cinco necessidades específicas, constitutivas do homem, que são “puramente humanas”; não foram criadas pela sociedade. Porém, as manifestações específicas dessas necessidades e o modo como o homem as realiza são determinados pelas condições sociais objetivas em que ele vive. Assinale, a seguir, as cinco necessidades.
Acerca da Teoria de Adler, assinale a afirmativa INCORRETA.
A ansiedade básica é o conceito fundamental do sistema de Horney. Ela definia como “o sentimento de isolamento e de desamparo da criança em um mundo potencialmente hostil”. Essa definição caracteriza os sentimentos da sua infância. A ansiedade básica resulta de atitudes paternas dominadoras, bem como da falta de proteção e de amor e o comportamento errático. Qualquer ato que perturbe a relação segura entre pais e filhos pode provocar a ansiedade básica. Não é inata. É resultante das forças sociais e das interações existentes no ambiente infantil. Inicialmente, Horney listou dez necessidades neuróticas, incluindo o afeto, a realização e a autossuficiência. Nos últimos trabalhos ela agrupou essas necessidades em algumas tendências; assinale-as:
Os adeptos da teoria dos objetos, como Melanie Klein, afirmam que as questões mais cruciais no desenvolvimento da personalidade envolvem o aumento da capacidade e da necessidade da criança, com o passar do tempo, de libertar-se do objeto primário (a mãe), a fim de estabelecer uma firme noção de si mesma e desenvolver relações com outros objetos (pessoas). Sendo assim, em relação à sua teoria, assinale a afirmativa INCORRETA.
Sobre a estrutura da personalidade, as observações de Freud a respeito de seus pacientes revelaram uma série interminável de conflitos e acordos psíquicos. A um instinto opunha-se outro; proibições sociais bloqueavam pulsões biológicas; e, os modos de enfrentar situações sociais frequentemente chocavam-se uns com os outros. Ele tentou ordenar este caos aparente propondo três componentes básicos estruturais da psique; analise-os. I. Id: contém tudo que é herdado, que se acha presente no nascimento, que está presente na constituição – acima de tudo, portanto, os instintos que se originam da organização somática e que encontram uma primeira expressão psíquica, sob formas que nos são desconhecidas; é a estrutura da personalidade original, básica e mais central, exposta tanto às exigências somáticas do corpo quanto aos efeitos do ego e do superego. II. Ego: parte do aparelho psíquico que está em contato com a realidade externa. Desenvolve-se a partir do id, à medida que o bebê torna-se cônscio de sua própria identidade, para atender e aplacar as constantes exigências do id. Tem a tarefa de garantir a saúde, a segurança e a sanidade da personalidade. III. Superego: última parte da estrutura que se desenvolve, não a partir do id, mas a partir do ego. É o depósito de códigos morais, modelos de conduta e dos construtos que constituem as inibições da personalidade. Freud descreve três funções do superego: consciência, auto-observação e formação de ideias. Estão corretas as afirmativas