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Em estruturas de dados e algoritmos, encontramos uma estrutura chamada Pilha. A esse respeito, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.

I. Uma Pilha é um contêiner de objetos que são inseridos e retirados de acordo com o princípio de que “o último que entra é o primeiro que sai” (LIFO).

II. Exemplo de implementação de uma pilha pode ser os navegadores para a Internet que armazenam os endereços mais recentemente visitados em uma pilha.

III. Pilhas são estruturas de dados muito complexas, porém não estão entre as mais importantes.

IV. É impossível inserir objetos em uma pilha a qualquer momento, mas somente o objeto recentemente inserido poderá ser removido a qualquer momento.
Em projetos orientados a objetos, temos vários padrões de projetos. Sobre o padrão Adaptador, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. Adaptador não é um padrão de projeto reconhecido.

II. Normalmente, o padrão adaptador aplica-se a qualquer contexto em que queiramos modificar uma classe existente de maneira que seus métodos se adaptem aos de uma classe ou interface relacionada, porém diferente.

III. A regra geral para aplicar o padrão Adaptador é definir a nova classe de maneira que ela contenha uma instância da classe antiga, como um campo escondido, e implemente os métodos da nova classe usando os métodos da varável de instância escondida.

IV. Adaptador garante através de um método público que somente uma instância da classe em questão existirá.
Preencha as lacunas e, em seguida, assinale a alternativa correta. Uma classe _______________ é aquela que contém uma declaração de método vazia e definições concretas de métodos e variáveis de instância. Desta forma uma classe ___________ situa-se entre uma __________ e uma classe __________ . Da mesma forma que uma interface, esse tipo de classe não pode ser ____________ .

Na linguagem Java, podemos trabalhar com exceções. Sobre esses conceitos, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.

I. As exceções são eventos inesperados que ocorrem durante a execução de um programa. Uma exceção pode ser o resultado de uma condição de erro ou simplesmente uma entrada inesperada. De qualquer forma, em linguagens orientadas a objetos como Java, as exceções são vista como objetos.

II. Em Java, exceções são lançadas por trechos de código que detectam algum tipo de condições inesperadas. Podem também ser lançadas pelo ambiente de execução Java se este encontra uma situação imprevista.

III. A sintaxe genérica para um bloco try-catch em Java é a seguinte:



IV. Em Java, podemos capturar uma exceção ocorrida através de trechos de código capazes de tratá-la.

Na programação orientada a objetos, temos conceitos como Herança e Polimorfismo. Sobre esses conceitos analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. Para evitar código redundante, o paradigma de orientação a objetos oferece uma estrutura hierárquica e modular para reutilização de código através de uma técnica conhecida como herança.

II. Herança permite projetar classes genéricas que podem ser especializadas em classes mais particulares, onde as classes especializadas reutilizam o código das mais genéricas.

III. Literalmente, “polimorfismo” significa “muitas formas”. No contexto e projeto orientado a objetos, entretanto, refere-se à habilidade de uma variável de objeto de assumir formas diferentes.

IV. Polimorfismo permite que os atributos de uma classe não tenham acesso diretamente.