Filtrar


Questões por página:
A chegada dos europeus ao continente americano no século XVI ignificou um choque entre mundos diferentes, culturas distantes numa mesma época, um mesmo período. Sobre esse tema analise as afirmativas abaixo.

I. Os desejos dos conquistadores era de buscar o ouro, catequizar os gentios, ocupar a terra e escravizar nativos.
II. O comércio, a guerra e as migrações articulavam as populações indígenas do passado de um modo mais intenso do que observamos hoje.
III. Na grande formação montanhosa andina, as dificuldades naturais do meio ambiente não permitiram a crescimento de um império organizado.
IV. Nas terras baixas, na floresta tropical não emergiu uma sociedade que dominou a metalurgia.
V. Europa às vésperas da conquista passava por um momento político tenso, um desses elementos foi certamente os desdobramentos da contrarreforma católica.

Estão corretas as afirmativas:
“O “jazz” da “Era do Jazz”, ou seja, uma espécie de combinação de negros americanos, “dance music” rítmica sincopada e uma instrumentação não convencional pelos padrões tradicionais, quase certamente despertou a aprovação universal entre a vanguarda”.

(Eric, Hobsbawnm. Era dos Extremos: o breve século XX: 1914- 1991 – São Paulo: Companhia das Letras,1995. p 183).

Sobre as vanguardas culturais da primeira metade do século XX, assinale a alternativa correta:
“Grande parte do mundo ocidental acredita que as culturas chamadas de primitivas desejariam ser como o Ocidente que assim se incumbe da caridosa tarefa de ajuda-las nesse processo de suposto progresso”.
(Santos, Eduardo Natalino dos. Deuses do México Indígena: estudo comparativo entre narrativas espanholas e nativas – São Paulo: Palas Athenas,2002. p 23).


A respeito do choque cultural entre europeus e nativos americanos no século XVI, assinale a alternativa correta:
O direito da propriedade privada é o jus utendi et abutendi (o Direito de usar e desgastar – consequentemente também de abusar), o direito do arbítrio sobre a coisa. O interesse principal dos romanos consiste em desenvolver e determinar as relações que se dão como relações abstratas da propriedade privada. O verdadeiro fundamento da propriedade privada, a posse, é um fato, um fato inexplicável, não um direito. É somente por meio das determinações jurídicas, conferidas pela sociedade à posse de fato, que esta última adquire a qualidade de posse jurídica, a propriedade privada.
(MARX, Karl. Crítica da Filosofia do Direito de Hegel. Tradução de Rubens Enderle e Leonardo de Deus.2. ed. São Paulo: Boitempo,2010. p.125).

A respeito desse tema assinale a alternativa correta:
“... a terra só é para o homem mediante o trabalho, mediante a agricultura”.
(Marx, Karl. Manuscritos econômico-filosóficos e outros textos escolhidos.2ª ed – São Paulo; Abril Cultural,1978. p 5. (Os Pensadores).

Sobre a afirmativa acima, assinale a alternativa correta: