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Sistemas de células a combustível são uma fonte de energia elétrica limpa, eficiente, confiável e silenciosa. Não precisam ser recarregadas periodicamente como as baterias, em vez disso continuam a produzir energia elétrica enquanto forem alimentadas por um combustível. Uma das montadoras mais conhecidas, a Toyota, lançou em março deste ano o Mirai, de segunda geração, que é um veículo elétrico cuja energia não provém de uma bateria, mas de um dispositivo chamado célula a combustível — também pode ser chamado de pilha a combustível, como dizem os franceses (pile à combustible).
Adaptado. CÉLULA A COMBUSTÍVEL, COMO FUNCIONA – Autoentusiastas. Acesso em 20 de Julho de 2021.
A seguir, temos um esquema da célula a combustível de gás hidrogênio.
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Esquema da célula a combustível de gás hidrogênio. Disponível em: www.usp.br/portalbiossistemas/?p=4316#:~:text=Em outras palavras%2C nessa célula a combustível a, célula a combustível é%3A H2 %2B ½O2→ H2O. Acesso em 20 de Julho de 2021.
A reação global balanceada da célula a combustível de gás hidrogênio é:
H2 (g) + ½O2 (g) → H2O (g)
Analisando o esquema da célula a combustível de gás hidrogênio (acima) e sua reação global balanceada, assinale a alternativa correta.

Os polímeros são grandes moléculas que apresentam unidades que se repetem, chamadas monômeros. Tais moléculas podem ser encontradas na natureza ou produzidas em laboratório, através de reações de polimerização. Uma das principais e mais importantes características dos polímeros é a resistência mecânica. E segundo ela, os polímeros podem ser divididos em termoplásticos, termoendurecíveis (termofixos) e elastômeros (borrachas). Um exemplo de plástico termofixo são as resinas epóxi. Elas são base para diversas aplicações e produtos industriais, sendo empregadas na fabricação de tintas, materiais compósitos, adesivos de engenharia de alta performance, fabricação de aviões, automóveis, bicicletas, barcos, snowboards, colagem de madeiras, metais, vidros e pedras, sob condições ambientais de temperatura e pressão. Além da fabricação de circuitos eletroeletrônicos, pois são protetores de componentes de pequenos circuitos, como resistores, transistores e capacitores.

Adaptado. g5.pdf (unicamp.br). Acesso em 25 de Julho de 2021.

A seguir, apresentamos a sua fórmula estrutural.


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Analisando a fórmula estrutural do epóxi, assinale a alternativa correta.

Observe a tabela a seguir. Temos quatro reações (I, II, III e IV) e seus respectivos produtos.


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Analise as reações (I, II, III e IV) representadas na tabela acima. Observe suas características e sua classificação. Assinale a alternativa que relaciona corretamente a reação e seu respectivo produto (A, B, C e D), respectivamente.

Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), a Base deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil. A Base Nacional Comum Curricular estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica. Orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a Base soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
Disponível em: Início (mec.gov.br). Acesso em 24 de Julho de 2021.
Neste contexto de proporcionar uma educação integral para os estudantes, visando a construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva, a área das ciências da natureza e suas tecnologias (CNT) na qual a Química está inserida deve _______. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
A Química constitui-se de práticas de investigação, em que as teorias e os modelos são submetidos a provas empíricas, em um processo constante de formulação de novas teorias, reformulação das já existentes e abandono de outras teorias e modelos. Tais práticas ocorrem por diferentes métodos, cada qual com um propósito de uso. Ao se exercitar na prática desses métodos das ciências, o/a estudante experimenta diferentes processos comuns do fazer Química, como obter dados por meio de experimentos, determinando, por exemplo, diferentes propriedades dos materiais; elaborar hipóteses sobre um problema, propor e realizar investigações, como investigar a qualidade da água que abastece a cidade; elaborar conclusões e avaliar soluções e comunicar seus achados.
Disponível em: componente_curricular_bncc_quimica.pdf (sbq.org.br). Acesso em 24 de Julho de 2021.
Neste contexto, relacionamos o ensino de Química aos materiais, sua constituição e propriedades, aos modelos explicativos, a experimentação e as questões sociais, culturais, históricas e econômicas; além das ambientais. Assim, assinale a alternativa incorreta com relação ao ensino de Química: