Filtrar


Questões por página:
A pilha de lítio é usada em marca-passos implantados no interior da caixa torácica do paciente para controlar as batidas do coração por meio de impulso. Essa pilha é bastante leve, pesando apenas 25 g. Foi desenvolvida principalmente para ser utilizada em marca-passos, pois além de ter uma grande durabilidade (que pode chegar a até 10 anos), ela não solta gases que poderiam ser prejudiciais ao paciente, sendo fechada hermeticamente. Sua voltagem também é grande, variando de 2,8 V a 3,4 V. Sua constituição básica tem lítio metálico no ânodo e um complexo de iodo ou uma mistura de soluções, como por exemplo, o cloreto de sulfurila (SOCl2) no cátodo. Esses dois eletrodos sólidos são separados por uma camada cristalina de iodeto de lítio, por onde a corrente elétrica passa do ânodo para o cátodo.
Adaptado. Pilhas e Baterias de Lítio. Pilha e Baterias de íon lítio (uol.com.br). (Acesso em 23 de Julho de 2021).
Com relação à pilha de lítio usada em marca-passos e as transformações nela ocorridas, assinale a alternativa correta.
A maior parte dos tipos de bafômetros utilizados pela polícia federal funcionam a base de reações químicas. O dicromato de potássio e a célula de combustível são os principais reagentes. Em ambos os testes, o motorista deve assoprar no bafômetro com força (sopro de 5 segundos). Assim, o bafômetro (dicromato de potássio) funciona da seguinte maneira:
- O ar expelido pelos pulmões do suspeito é bombeado em uma solução de dicromato de potássio fortemente acidulada (ácido sulfúrico); - O etanol presente na boca do motorista (se este consumiu bebida alcoólica) reage com os íons dicromato da solução, produzindo acetaldeído e íons Cromo (III); - Em razão da reação química, ocorre uma mudança na cor da solução, a cor característica laranja passa para um tom esverdeado, acusando a presença de álcool etílico ou etanol.
Adaptado. Composição química do Bafômetro - Mundo Educação (uol.com.br). (Acesso em 23 de Julho de 2021)
A reação que ocorre no bafômetro com dicromato de potássio está representada pela equação química não balanceada a seguir:
K2Cr2O7(aq) + x H2SO4(aq) + 3CH3CH2OH(g)alaranjado incolor
Cr2(SO4)3(aq) + y H2O(l) + 3CH3CHO(g) + K2SO4(aq) verde incolor
Assinale a alternativa que relaciona a classificação e os respectivos valores de x e y (mínimos coeficientes inteiros) que balanceiam corretamente a reação do bafômetro com dicromato de potássio.
Observe a tabela a seguir. Nela estão algumas substâncias químicas e suas principais aplicações nas atividades industriais e até mesmo do nosso cotidiano.
Imagem associada para resolução da questão


Assinale a alternativa que apresenta as fórmulas químicas que representam as substâncias presentes na tabela acima.
A maioria dos solos brasileiros onde se cultiva a batata é ácido, ou seja, apresenta pH abaixo da faixa ideal de cultivo (entre 5,5 e 6,0). A calagem promove importante modificação no ambiente radicular, pois diminui a acidez do solo, fornece íons Ca+2 e Mg+2, aumentando a disponibilidade e a eficiência na utilização de vários nutrientes. Assim, apesar de ser considerada relativamente tolerante à acidez do solo, a cultura da batata responde positivamente à aplicação de corretivos da acidez. Neste contexto, a quantidade de corretivo deve ser determinada com base na análise química e física do solo, no poder relativo de neutralização total (PRNT) do corretivo e na profundidade de incorporação. Recomenda-se muito cuidado no cálculo da calagem, pois calcário em excesso eleva o pH acima de 6,0, favorecendo o ataque da sarna-comum, uma das doenças de maior dificuldade de controle na cultura da batata.
Adaptado.https://www.embrapa.br/documents/1355126/49258452/e mbrapa.br-Corre%C3%A7%C3%A3o+do+Solo+- +Portal+Embrapa.pdf/8a01a49d-0b94-c4e4-ea38- 5682ceb37955. (Acesso em 23 de Julho de 2021).
O processo de calagem do solo citado anteriormente no texto refere-se à utilização de calcário (CaCO3) para diminuir a acidez dos solos. Assim, quando o carbonato de cálcio é adicionado ao solo, ele pode reagir de vários modos. Assinale a alternativa que apresenta as equações químicas que podem ocorrer neste processo.
A geometria molecular de moléculas e de íons considera que os pares eletrônicos da camada de valência são arranjados ao redor de cada átomo, deixando-os o mais afastado possível, minimizando assim a repulsão eletrônica. Ainda, devemos lembrar que nem sempre a geometria molecular é exatamente aquela prevista pelos domínios eletrônicos e que os pares não ligados não fazem parte da geometria molecular: somente os átomos ligados devem ser contabilizados.
Adaptado. Chapter 9 Molecular Geometries and Bonding Theories (ufpr.br). (Acesso em 23 de Julho de 2021).
Observe a tabela a seguir. E assinale a alternativa que apresenta a sequência que relaciona corretamente a substância ou o íon à sua geometria molecular, respectivamente.
Substâncias/íons Geometria Molecular I. NH3 ( ) Angular II. PH4+ ( ) Linear III. H2O ( ) Tetraédrica IV. CO2 ( ) Piramidal

Dados: Números atômicos (Z) H = 1; C = 6; N = 7; O = 8; P =15.