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Filmes, programas de TV, telenovelas, campeonatos esportivos, shows musicais, programas de rádio, livros, discos etc, são exemplos de produtos da indústria cultural. Sobre o conceito de indústria cultural, leia atentamente os itens abaixo e assinale a alternativa correta.
A educação nas escolas, e fora delas, depende hoje, cada vez mais, do contato com as novas tecnologias da comunicação. A familiaridade com a informática e a internet, a tecnologia online, tornou-se crucial para a efetivação dos processos educacionais e, consequente inserção no mercado de trabalho. Nessa perspectiva, analise as afirmativas abaixo:
I. A noção de sala de aula ganhou novos contornos, difundindo-se para além das paredes das escolas. Celulares, tablets, iphones, smartphones e outros recursos tecnológicos ampliam os mecanismos de acesso e o dinamismo das informações. Esse fato se potencializou e se mostrou imprescindível nesse período de pandemia da COVID-19.
II. Pelo contexto social do nosso país, não há qualquer risco de que essa nova realidade da educação que utiliza meios virtuais interfiram num efetivo processo educacional, tendo em vista a maciça inclusão digital hoje existente em todos os cantos do mundo.
III. Os entusiastas da tecnologia da informação sustentam que o uso de computadores não precisa trazer como resultado o aumento das desigualdades nacionais globais, pois sua força reside exatamente na habilidade de unir as pessoas e de abrir novas oportunidades, inclusive no ambiente escolar.
IV. A realidade atual, após a necessidade do isolamento social trazido pela pandemia, e com a modo remoto adotado pelas escolas em todos os níveis, a infraestrutura necessária para essa prática se estendeu em todo país. Nesse sentido, podemos afirmar que essa necessidade forçou um avanço e uma igualização entre todos no campo educacional.
Estão corretas as afirmativas:
Cultura é um conjunto de saberes coletivos, que são compartilhados pelos membros de uma sociedade. Normas e valores de um povo também fazem parte dos seus saberes coletivos. A esse respeito, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) A linguagem está tão intimamente vinculada à cultura que cada novo acréscimo à herança cultural de um grupo social envolve mudanças e acréscimos na sua linguagem.
( ) A criança recebe cultura como parte de uma herança social, mas não é possível a ela, ao longo da vida, introduzir nessa herança mudanças, motivo pelo qual repassará a mesma herança às gerações que lhe sucederem.
( ) A miscigenação é a base da cultura brasileira, tendo em vista a mistura de três etnias, três culturas diferentes: dos índios, dos portugueses colonizadores e dos africanos.
( ) A cultura é um todo orgânico, um sistema, um conjunto de partes que se relacionam estreitamente. Nela temos alguns componentes: os traços culturais, o complexo cultural, a área cultural, o padrão cultural e a subcultura.
( ) Na cultura encontramos dois aspectos, o material e o imaterial, sendo o folclore um exemplo da cultura imaterial de um povo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Jonathan Turner também trata do conceito de socialização na cultura e na estrutura social, para mostrar que se trata de um processo vital para a sociedade e para o indivíduo. Segundo ele, é também pela socialização, pela interação com os outros que adquirimos a nossa personalidade. Nessa perspectiva, analise as afirmativas abaixo:
I. A personalidade do indivíduo depende das relações que estabelecemos com os outros, pois sem socialização não saberíamos o que valorizar, o que fazer, como pensar, como conversar, para onde ir ou como reagir. Apesar de a socialização nos primórdios da vida ser a mais importante, nunca paramos de ser ‘ressocializados’ através da trajetória da vida.
II. Temos capacidades que nos possibilitam atuar na mesma sociedade. Uma delas e que é essencial é a aquisição de motivações que nos direcionam a ocupar um status e desempenhar papéis se uma sociedade deve ser mantida. Outra capacidade é cultural. Todos nós devemos partilhar compromissos com valores comuns, crenças e normas institucionais. Ainda outra capacidade é nos vermos como um objeto, ou ter uma imagem de nós mesmos como um certo tipo de pessoa. Outra capacidade é a colagem de habilidades de desempenhar papeis e capacidades. E, a outra capacidade pessoal gira em torno das emoções, que são adquiridas também pela socialização.
III. É a aquisição de capacidades por meio da socialização, da interação com os outros que nos é permitido participar continuamente das estruturas da organização social. Todos nós devemos ter capacidades básicas para a sociedade existir.
IV. Cada um de nós é feito unicamente pela socialização, isto é, pela nossa biografia de interação específica com os outros em um contexto cultural e social. Essa biografia pode ser o que mais nos interessa sobre a socialização, pois todos nós queremos saber o que nos fez ser a pessoa que nos tornamos.
Estão corretas as afirmativas:
As reflexões sobre o homem ocupam o centro das expressões culturais, com um forte anseio de compreender a questão que as orienta: “O que é o homem?”. A Antropologia é a ciência que pretende apresentar respostas a essa pergunta. Num primeiro momento, ainda no século XIX, essa ciência passou a ser estruturada sob dois enfoques: da Antropologia Física ou Biológica e da Antropologia Cultural. Posteriormente, no século XX, surgem novas abordagens para o estudo antropológico. Sobre os parâmetros dessas novas abordagens da antropologia, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, fazendo a relação entre elas:
COLUNA I
1. Parâmetros do Evolucionismo 2. Parâmetros do Culturalismo 3. Parâmetros do Funcionalismo 4. Parâmetros do Estruturalismo
COLUNA II
( ) Os trabalhos de Bronislaw Malinowski representam essa teoria antropológica, com nova proposta de abordagem das culturas, sendo relevante estudá-las isoladamente, sem tomar nenhuma como parâmetro comparativo. Assim, o pesquisador deve mergulhar intensamente no convívio, nos hábitos e costumes do povo que está sendo estudado. Deve aprender sua língua, sua evocação religiosa, seus códigos específicos de trocas e o trato com a sexualidade, enfim, deve colher o maior número de informações, em vez de enquadrá-las em uma teoria alheia à experiência factual. O seu método característico é o da ‘observação participante’.
( ) O pesquisador mais importante dessa teoria foi Claude Lévi-Strauss e um dos focos mais relevantes de sua investigação consiste na utilização da noção de estrutura, que subjaz toda relação entre os indivíduos e as instituições sociais.
( ) Essa teoria foi norteada pelo paradigma metodológico das Ciências Naturais, sobretudo da Física e da Biologia. Nessa visão teórica os organismos, através do mecanismo de adaptação implementam formas mais complexas e evoluídas, selecionando aqueles mais aptos às experiências do ambiente.
( ) Tem como principais expoentes os antropólogos Franz Boas e Ruth Benedict, e defende que as culturas humanas são caracterizadas por processos e constituintes históricos precisos, para cuja compreensão concorrem as condições ambientais, os fatores psicológicos e os efeitos das relações históricas sobre cada comunidade. O seu fundamento metodológico consiste em observar detalhadamente as mudanças ocorridas no tempo presente em suas relações dinâmicas e como os grupos reagem de modo singular na solução de problemas. Busca-se encontrar o desenvolvimento de novos hábito e costumes na origem das transformações sociais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.