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Existem vários conceitos importantes na Sociologia e Antropologia, que devem ser conhecidos por todos os estudiosos desses ramos do conhecimento. A esse respeito, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, fazendo a relação entre elas:
COLUNA I
1. Alienação 2. Anomia 3. Burocracia 4. Diáspora 5. Ideologia
COLUNA II
( ) Dispersão de uma população étnica de uma terra natal originária em áreas estrangeiras e que ocorre, na maioria das vezes, de uma maneira forçada ou sob circunstâncias traumáticas.
( ) Ideias ou convicções compartilhadas que servem para justificar os interesses de grupos dominantes. Estão presentes em todas as sociedades que possuem desigualdades sistematizadas e enraizadas entre os grupos. Está intimamente ligado ao de poder, uma vez que servem para legitimar o poder diferencial exercido pelos grupos.
( ) Conceito utilizado para descrever os sentimentos de falta de objetivos e de desespero provocados pelo processo de mudanças do mundo moderno, os quais resultam na perda da influência das normas sociais sobre o comportamento individual.
( ) Uma organização de tipo hierárquico, que assume a forma de uma pirâmide de autoridade. Considerado o tipo mais eficiente de organização humana em larga escala.
( ) A noção de que nossas próprias habilidades, enquanto seres humanos, são assumidas por outras entidades. É também considerado como a perda do controle por parte dos trabalhadores sobre a natureza da tarefa desempenhada e sobre os resultados de seu trabalho.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Dois importantes conceitos utilizados na Sociologia, sobretudo para se entender a relação entre os indivíduos de uma mesma sociedade são: o conceito de Classes Sociais e o conceito de Status. Ao se comparar o pensamento dos clássicos Max Weber e Karl Marx, são encontrados pontos de convergência e divergência entre eles. No que diz respeito aos dois conceitos, assinale a alternativa incorreta.
Um dos importantes estudos da sociologia clássica, realizado por Émile Durkheim é “O Suicídio”, de 1897. Nesse estudo, o autor tenta demonstrar que o comportamento de suicidar-se também possui causas sociais. Sobre o suicídio teorizado pelo pensador francês, assinale a alternativa incorreta:
A escola é uma importante instituição social, responsável pela socialização do indivíduo, mas também local de reprodução da desigualdade social, é a leitura que se faz pelo enfoque da sociologia da educação. A esse respeito, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) A reprodução cultural refere-se às formas pelas quais as escolas, juntamente com outras instituições sociais, ajudam a perpetuar desigualdades econômicas e sociais ao longo de gerações.
( ) Esse conceito de reprodução cultural é do sociólogo francês, Pierre Bourdieu, e é utilizado nos estudos sobre a educação.
( ) O conceito de reprodução cultural direciona a atenção aos meios pelos quais as escolas influenciam o aprendizado de valores, atitudes e hábitos, sem contudo existir qualquer relação com o currículo oculto.
( ) Segundo a análise de Bourdieu, a escola participa não só da transmissão e renovação da cultura, como na renovação da desigualdade social, por intermédio da imposição da cultura dominante como cultura legítima.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
O Estado moderno surgiu da desintegração do mundo feudal e das relações políticas até então dominantes na Europa. A centralização e a concentração desses poderes e instituições caracterizam o Estado moderno que assumiu diferentes formas até hoje. A esse respeito, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, fazendo a relação entre elas:
COLUNA I
1. Estado absolutista. 2. Estado liberal. 3. Estado fascista. 4. Estado do bem-estar social. 5. Estado neoliberal.
COLUNA II
( ) Nesse Estado a participação política significava plena adesão ao regime e ao seu líder máximo, ou seja, ninguém podia fazer qualquer crítica ou oposição ao governo.
( ) Esse modelo de Estado tem como valores primordiais o individualismo, a liberdade e a propriedade privada. Apresenta-se como representante de toda a sociedade, tendo o papel de “guardião da ordem”: não lhe cabendo intervir nas relações entre os indivíduos, mas manter a segurança para que todos pudessem desenvolver livremente suas atividades. Foi nele que estabeleceu-se a separação entre o público e o privado.
( ) Assumindo o controle das atividades econômicas, o Estado intervinha nas concessões dos monopólios, fixava preços e tarifas, administrava a moeda e os metais preciosos. O Estado assumia também a responsabilidade de centralizar e praticar a justiça e de cuidar do contingente militar, criando exércitos profissionais.
( ) Esse modelo de Estado permite enfrentar, por um lado, os movimentos de trabalhadores que exigiam melhores condições de vida e, por outro, as necessidades do capital, que buscava alternativas para a construção de uma nova ordem econômica mundial.
( ) Os valores e o modo de vida capitalistas, o individualismo como elemento fundamental, a livre iniciativa, o livre mercado, a empresa privada e o poder de consumo como forma de realização pessoal. Presença cada vez maior das grandes corporações produtivas e financeiras na definição dos atos do Estado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.