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O período dos séculos XVI, XVII e XVIII, além de ser o momento do desenvolvimento das ciências naturais, deu oportunidade, devido a vários fatores, para que no século XIX, surgisse a Sociologia. Para o sociólogo brasileiro Florestan Fernandes, três séries de convergências parecem responsáveis pela lenta, mas progressiva substituição da concepção normativa e especulativa por uma representação positiva da vida social. Com relação às convergências apontadas pelo sociólogo, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, fazendo a relação entre elas:
COLUNA I
1. Sistema de Ciências 2. Fatores socioculturais 3. Fatores intelectuais
COLUNA II
( ) No lugar do teocentrismo, em que a fé cristã era supervalorizada, houve uma tendência social antropocêntrica, valorizando a obra humana. Isso levou ao desenvolvimento de uma atividade laica, otimista em relação à capacidade de a razão intervir no mundo, organizando a sociedade e aperfeiçoando a vida humana. O emprego sistemático da razão, como consequência de sua autonomia diante da fé.
( ) A evolução das ciências estava diretamente ligada à necessidade de controlar a natureza e compreendê-la . As crises provocadas pelos acontecimentos sociais do século XVIII, por sua vez, provocaram uma convicção de que os métodos das ciências da natureza deviam e podiam ser estendidos aos estudos das questões humanas e sociais, e que os fenômenos sociais podiam ser classificados e medidos.
( ) As mudanças ocorridas na vida política e econômica da Europa, tais como a ascensão da burguesia, a formação do Estado Nacional, a descoberta do Novo Mundo, a Revolução Comercial, a Reforma Protestante, culminando, no século XVIII, com a Revolução Industrial.
( ) O Renascimento é o início de um movimento cultural que vai marcar as transformações da mentalidade social europeia. Inspirou-se no Humanismo, movimento que defendia o estudo da cultura grecoromana e o retorno a seus ideais de exaltação do homem. O conhecimento deixa de ser revelado, como resultado de uma atividade de contemplação e fé, para voltar a ser o que era antes, entre gregos e romanos, o resultado de uma bem conduzida atividade mental.
( ) As mudanças na sociedade europeia transformaram-na numa sociedade problemática. Trouxe mudanças na ordem tecnológica, pelo emprego intensivo e extensivo de um novo modo de produção com o uso da máquina; na ordem econômica, pela concentração de capitais, constituição de grandes empresas provocando acumulação de riquezas; e na ordem social, pela intensificação do êxodo rural.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
COLUNA I
1. Sistema de Ciências 2. Fatores socioculturais 3. Fatores intelectuais
COLUNA II
( ) No lugar do teocentrismo, em que a fé cristã era supervalorizada, houve uma tendência social antropocêntrica, valorizando a obra humana. Isso levou ao desenvolvimento de uma atividade laica, otimista em relação à capacidade de a razão intervir no mundo, organizando a sociedade e aperfeiçoando a vida humana. O emprego sistemático da razão, como consequência de sua autonomia diante da fé.
( ) A evolução das ciências estava diretamente ligada à necessidade de controlar a natureza e compreendê-la . As crises provocadas pelos acontecimentos sociais do século XVIII, por sua vez, provocaram uma convicção de que os métodos das ciências da natureza deviam e podiam ser estendidos aos estudos das questões humanas e sociais, e que os fenômenos sociais podiam ser classificados e medidos.
( ) As mudanças ocorridas na vida política e econômica da Europa, tais como a ascensão da burguesia, a formação do Estado Nacional, a descoberta do Novo Mundo, a Revolução Comercial, a Reforma Protestante, culminando, no século XVIII, com a Revolução Industrial.
( ) O Renascimento é o início de um movimento cultural que vai marcar as transformações da mentalidade social europeia. Inspirou-se no Humanismo, movimento que defendia o estudo da cultura grecoromana e o retorno a seus ideais de exaltação do homem. O conhecimento deixa de ser revelado, como resultado de uma atividade de contemplação e fé, para voltar a ser o que era antes, entre gregos e romanos, o resultado de uma bem conduzida atividade mental.
( ) As mudanças na sociedade europeia transformaram-na numa sociedade problemática. Trouxe mudanças na ordem tecnológica, pelo emprego intensivo e extensivo de um novo modo de produção com o uso da máquina; na ordem econômica, pela concentração de capitais, constituição de grandes empresas provocando acumulação de riquezas; e na ordem social, pela intensificação do êxodo rural.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
O trabalho visto pela sociologia é uma especialidade humana, criadora de valores. E é através dessa especialidade humana que o homem marca sua capacidade de transformar a natureza, o ambiente e sua relação com os outros seres humanos. Sobre o trabalho, assinale a alternativa incorreta:
As desigualdades entre os seres humanos podem ser caracterizadas como naturais, pela diferença na morfologia (estatura, peso, saúde, cor dos olhos, cor dos cabelos dentre outros) e também quanto à capacidade mental, mas essas desigualdades não são suficientes para explicar as desigualdades sociais que estão relacionadas com à possibilidade de acesso aos bens sociais. Nesse caso, trata-se da estratificação social, presente nas sociedades complexas. Levando em consideração três sistemas de estratificação social: de Castas, Feudal e de Classes. Em relação aos sistemas de estratificação, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Nos estratos do Sistema de Castas a participação é hereditária e se dá pelo nascimento, e nesse sentido é inócuo qualquer esforço pessoal com a intenção de passar de uma casta para outra, mesmo que seja de uma casta superior para outra inferior.
( ) No Sistema Feudal prevalece a hereditariedade entre seus integrantes, com a possibilidade de que haja exceções, como no caso de concessão de um título dado pelo rei ao seu vassalo.
( ) O Sistema de Classes surgiu no período industrial e seus estratos foram definidos basicamente por critérios econômicos e seu processo de mobilidade social nada tem a ver com a hereditariedade, mas sim com a competitividade.
( ) Os principais estratos nos sistemas de estratificação no Sistema de Castas, Sistema Feudal e Sistema de Classes são, respectivamente: 1. Castas,2. Reis, Senhores e Servos,3. Capitalistas e Operários. Quanto as suas principais características, tem-se que no Sistema de Castas fundamental a manutenção da pureza étnica; no Sistema Feudal, a importância está na terra e na força de trabalho; e no Sistema de Classes, apresenta como ponto importante, os meios de produção.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
( ) Nos estratos do Sistema de Castas a participação é hereditária e se dá pelo nascimento, e nesse sentido é inócuo qualquer esforço pessoal com a intenção de passar de uma casta para outra, mesmo que seja de uma casta superior para outra inferior.
( ) No Sistema Feudal prevalece a hereditariedade entre seus integrantes, com a possibilidade de que haja exceções, como no caso de concessão de um título dado pelo rei ao seu vassalo.
( ) O Sistema de Classes surgiu no período industrial e seus estratos foram definidos basicamente por critérios econômicos e seu processo de mobilidade social nada tem a ver com a hereditariedade, mas sim com a competitividade.
( ) Os principais estratos nos sistemas de estratificação no Sistema de Castas, Sistema Feudal e Sistema de Classes são, respectivamente: 1. Castas,2. Reis, Senhores e Servos,3. Capitalistas e Operários. Quanto as suas principais características, tem-se que no Sistema de Castas fundamental a manutenção da pureza étnica; no Sistema Feudal, a importância está na terra e na força de trabalho; e no Sistema de Classes, apresenta como ponto importante, os meios de produção.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
O conceito de cultura está entre as noções mais usadas em sociologia. Quando os sociólogos se referem à cultura, estão preocupados com aqueles aspectos da sociedade humana que são antes aprendidos do que herdados. Esses elementos culturais são compartilhados por membros da sociedade e tornam possível a cooperação e a comunicação. Formam contexto comum em que os indivíduos numa sociedade vivem as suas vidas. Considerando a relevância desse tema para os estudos socioantropológicos, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, fazendo a relação entre elas:
COLUNA I
1. Diversidade Cultural 2. Etnocentrismo 3. Relativismo Cultural 4. Identidade
COLUNA II
( ) É um conceito multifacetado que se relaciona ao conjunto de compreensões que as pessoas mantêm sobre quem elas são e sobre o que é significativo para elas. Essas compreensões são formadas em relação a certos atributos que têm prioridade sobre outras fontes de significado.
( ) Prática de julgar outras culturas comparando-as com a nossa, pois uma vez que as culturas variam tanto, não é surpreendente que pessoas vindas de uma cultura achem difícil simpatizar com as ideias ou os comportamentos de pessoas de culturas diferentes.
( ) As culturas podem ser excessivamente difíceis de se compreender de fora, motivo pelo qual deve-se ter a compreensão de que não podemos entender as práticas e as crenças separadamente das culturas mais abrangentes de que fazem parte. Uma cultura tem que ser estudada em termos de seus próprios significados e valores.
( ) Práticas e comportamentos humanos diferentes e aceitáveis variam amplamente de cultura para cultura e, com frequência contrastam drasticamente com que pessoas de outras sociedades consideram ‘normal’. Diversos traços de comportamento são aspectos de amplas diferenças culturais que distinguem umas sociedades das outras.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
COLUNA I
1. Diversidade Cultural 2. Etnocentrismo 3. Relativismo Cultural 4. Identidade
COLUNA II
( ) É um conceito multifacetado que se relaciona ao conjunto de compreensões que as pessoas mantêm sobre quem elas são e sobre o que é significativo para elas. Essas compreensões são formadas em relação a certos atributos que têm prioridade sobre outras fontes de significado.
( ) Prática de julgar outras culturas comparando-as com a nossa, pois uma vez que as culturas variam tanto, não é surpreendente que pessoas vindas de uma cultura achem difícil simpatizar com as ideias ou os comportamentos de pessoas de culturas diferentes.
( ) As culturas podem ser excessivamente difíceis de se compreender de fora, motivo pelo qual deve-se ter a compreensão de que não podemos entender as práticas e as crenças separadamente das culturas mais abrangentes de que fazem parte. Uma cultura tem que ser estudada em termos de seus próprios significados e valores.
( ) Práticas e comportamentos humanos diferentes e aceitáveis variam amplamente de cultura para cultura e, com frequência contrastam drasticamente com que pessoas de outras sociedades consideram ‘normal’. Diversos traços de comportamento são aspectos de amplas diferenças culturais que distinguem umas sociedades das outras.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Karl Marx elaborou uma ampla teoria social cujo escopo fundamental foi compreender a modernidade em sua dimensão econômica. Seu pensamento exerceu uma importância decisiva para o desenvolvimento da Sociologia que sempre pretendeu entender a sociedade moderna. Levando em consideração o método de análise da sociedade apresentado por Marx, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, fazendo a relação entre elas:
COLUNA I
1. Infraestrutura 2. Superestrutura
COLUNA II
( ) O que é a sociedade, seja qual for a sua forma? – o produto da ação recíproca dos homens. Podem os homens escolher livremente esta ou aquela forma de sociedade? [...] a história social dos homens nada mais é que a história do seu desenvolvimento individual, tenham ou não consciência disso.
( ) Partindo da análise das relações de produção, Marx constatou que a sociedade se dividia em classes sociais. Estas seriam fruto das relações que os homens estabelecem no processo de produção. Elas surgem quando um grupo social se apropria das forças ou meios de produção e se torna proprietário dos instrumentos de trabalho. As classes sociais dividem a sociedade em dois grupos fundamentais: os proprietários dos meios de produção e os não proprietários destes meios.
( ) O elemento fundamental da economia é o trabalho. O ser humano, pra sobreviver, precisa produzir os bens necessários para a satisfação de suas necessidades. É através do trabalho que o homem transforma a natureza e reproduz sua existência. De acordo com o esquema dialético de Marx, através do trabalho o homem supera a condição de ser apenas natural e cria uma nova realidade: a vida social.
( ) O trabalho [é um processo de que participam o homem e a natureza, processo em que o ser humano com sua própria ação impulsiona, regula e controla seu intercâmbio material com a natureza [...] Atuando assim sobre a natureza externa e modificando-a, ao mesmo tempo modifica sua própria natureza.”
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
COLUNA I
1. Infraestrutura 2. Superestrutura
COLUNA II
( ) O que é a sociedade, seja qual for a sua forma? – o produto da ação recíproca dos homens. Podem os homens escolher livremente esta ou aquela forma de sociedade? [...] a história social dos homens nada mais é que a história do seu desenvolvimento individual, tenham ou não consciência disso.
( ) Partindo da análise das relações de produção, Marx constatou que a sociedade se dividia em classes sociais. Estas seriam fruto das relações que os homens estabelecem no processo de produção. Elas surgem quando um grupo social se apropria das forças ou meios de produção e se torna proprietário dos instrumentos de trabalho. As classes sociais dividem a sociedade em dois grupos fundamentais: os proprietários dos meios de produção e os não proprietários destes meios.
( ) O elemento fundamental da economia é o trabalho. O ser humano, pra sobreviver, precisa produzir os bens necessários para a satisfação de suas necessidades. É através do trabalho que o homem transforma a natureza e reproduz sua existência. De acordo com o esquema dialético de Marx, através do trabalho o homem supera a condição de ser apenas natural e cria uma nova realidade: a vida social.
( ) O trabalho [é um processo de que participam o homem e a natureza, processo em que o ser humano com sua própria ação impulsiona, regula e controla seu intercâmbio material com a natureza [...] Atuando assim sobre a natureza externa e modificando-a, ao mesmo tempo modifica sua própria natureza.”
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.