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Piaget (1896-1980) e Vygotsky (1896-1934) foram dois pesquisadores interessados pelo ensino. Ambos contribuíram em pesquisas sobre a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças, criando teorias que marcaram o mundo do ensino desde esses momentos até a atualidade. Piaget e Vygotsky nos chamam a atenção para a utilização de metodologista de estudo qualitativas na educação. Os dois refutam qualquer explicação de desenvolvimento como mero acúmulo quantitativo de aquisições.
(Disponível em https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/39183/1/2013_eve_sesgon%C3%A7alves.pdf. Adaptado.)


Considerando o exposto, trata-se de uma implicação pedagógica segundo Piaget:
Considere determinada escola organizada sobre a lógica dos saberes disciplinares; o resultado dá-se da seguinte forma: o professor de geografia não toca nos aspectos biológicos da formação de um relevo em estudo; o de história não considera a influência dos fatores geográficos na compreensão do declínio de uma civilização histórica; o professor de biologia não recupera os processos históricos e sociais que interagem na formação de um ecossistema natural, e assim por diante. Tendo em vista a situação hipotética apresentada e as estratégias de integração disciplinar para reunir as possibilidades de produção de conhecimento, em oposição ao conhecimento monodisciplinar, relacione adequadamente os conceitos às suas respectivas características.

1. Multidisciplinar. 2. Interdisciplinar.

( ) Recorre-se a informações de várias matérias para estudar um determinado elemento, sem a preocupação de interligar as disciplinas entre si.

( ) Permanecem os interesses próprios de cada disciplina; porém, busca soluções dos seus próprios problemas através da articulação com as outras disciplinas.

( ) Busca o intercâmbio mútuo e interação de diversos conhecimentos de forma recíproca e coordenada; perspectiva metodológica comum a todos, bem como integrar os resultados.

( ) Requer a obtenção de informações de uma ou mais ciências ou setores do conhecimento e a solução de um problema sem que as disciplinas evocadas sejam alteradas ou enriquecidas.

A sequência está correta em
A palavra “Pedagogia” tem origem na Grécia, paidós(criança) e agodé (condução). A palavra grega Paidagogos é formada pela palavra paidós(criança) e agogos(condutor). Portanto, “pedagogo” significa condutor de crianças, aquele que ajuda a conduzir o ensino.
(Disponível https://educador.brasilescola.uol.com.br/trabalho-docente/professor-pedagogo-condutor-de-criancas-a-empreen.htm.)

Assim sendo, a pedagogia está ligada ao ato de condução do saber. Na visão da professora Amelia Hanze (2011), até hoje a preocupação da pedagogia é encontrar formas de levar o indivíduo ao conhecimento. A Grécia clássica pode ser considerada o berço da pedagogia, pois é na Grécia que têm começo as primeiras ideias acerca da atuação pedagógica, ponderações que vão influenciar por muitos anos a educação e a cultura ocidental. Segundo a autora, partindo desse princípio, surgiram novas visões do ser pedagogo, como todo profissional sempre influenciável pela sociedade e as mudanças no mundo ou, ainda, as tendências pedagógicas ao longo dos tempos, sejam elas de cunho liberal ou progressista. O século XXI é o século do conhecimento, que exige métodos e atitudes empreendedoras na educação. No mundo tecnológico em que vivemos, é imprescindível desenvolver novas competências para ensinar, pois essa é a exigência de um mundo que tem compassos apressados de transformações.

Considerando o exposto, são atitudes indevidas do pedagogo na educação contemporânea, EXCETO:
A Base Nacional Comum Curricular – BNCC, prevista no Plano Nacional de Educação (PNE), é uma nova política para a melhoria da educação, pois define o conjunto de aprendizagens essenciais e indispensáveis a que todos – crianças, jovens e adultos – têm direito. Além disso, ela vincula outras políticas para assegurar esse direito, como currículo escolar, formação de professores, avaliação, material didático e Projeto Político-Pedagógico – PPP.
(Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_20dez_site.pdf. Adaptado.)

Considerando a BNCC, analise as afirmativas a seguir.

I. Ao longo da educação básica, as aprendizagens essenciais definidas na BNCC devem concorrer para assegurar aos estudantes o desenvolvimento de dez competências gerais, que consubstanciam, no âmbito pedagógico, os direitos de aprendizagem e desenvolvimento.

II. Na BNCC, competência é definida como a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores, para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.

III. Por ser obrigatória, a BNCC pode induzir ações alinhadas e coerentes para estados, municípios, redes de ensino, escolas e salas de aula com a finalidade de formar cidadãos para o melhor desenvolvimento de cada pessoa e do país; dessa forma, o documento contém uma lista de conteúdo de cada disciplina garantindo a necessidade de constituir uma proposta curricular que assegure as competências e habilidades e resguarde, nos objetos de conhecimento, as marcas culturais, ambientais e econômicas do país.

Está correto o que se afirma em
A avaliação escolar é parte integrante do processo de ensino-aprendizagem, e não uma etapa ou momento isolado. Faz parte da metodologia de ensino; está diretamente imbricada com os objetivos, os conteúdos e os procedimentos metodológicos expressos no planejamento e desenvolvidos no decorrer do ensino. Avaliar é um ato de decisão e julgamento que deve ser crítico e consciente, tanto do professor quando avalia quanto do aluno quando realiza sua autoavaliação. Assim como a metodologia, a escolha pelos instrumentos de avaliação depende da concepção de ensino que o professor carrega no seu referencial. Hoffmann apresenta-nos a avaliação a partir de duas concepções de educação: a liberal e a progressista. Saber avaliar é uma competência essencial do professor. Acerca do exposto, e, ainda, quando o professor realiza a avaliação da aprendizagem na perspectiva progressista, trata-se de: