Filtrar


Questões por página:
Considerando que a coleta seletiva é um mecanismo de recolha dos resíduos, os quais são classificados de acordo com sua origem e depositados em contentores indicados por cores, relacione adequadamente as colunas a seguir.

1. Azul. 2. Verde. 3. Vermelho. 4. Amarelo. 5. Branco. 6. Laranja. 7. Roxo.
( ) Papéis e papelões. ( ) Vidros. ( ) Plásticos. ( ) Metais. ( ) Lixos hospitalares. ( ) Resíduos perigosos. ( ) Resíduos radioativos.

A sequência está correta em
Aedes aegypti é o nome científico de um mosquito ou pernilongo, cuja característica que o diferencia dos demais é a presença de listras brancas no tronco, cabeça e pernas. Sua presença é mais comum em áreas urbanas e a infestação é mais intensa em regiões com alta densidade populacional, principalmente em áreas das cidades com ocupação desordenada, onde as fêmeas têm mais oportunidades para alimentação e mais criadouros para desovar. A infestação do mosquito é sempre mais intensa onde há água acumulada e altas temperaturas, pois são fatores que propiciam a eclosão de ovos do mosquito. Transmite a dengue, chikungunya, zika e a febre amarela urbana; são doenças denominadas:
A Leishmaniose é uma doença infecciosa; porém, não contagiosa, causada por parasitas do gênero Leishmania. Sobre esta doença, analise as afirmativas a seguir.

I. A leishmaniose é transmitida por insetos hematófagos conhecidos como flebótomos ou flebotomíneos.
II. A leishmaniose tegumentar caracteriza-se por feridas na pele que se localizam com maior frequência nas partes descobertas do corpo.
III. Os vetores da leishmaniose tegumentar são os roedores silvestres, tamanduás e preguiças.

Está correto o que se afirma em
Determinada mulher compareceu a uma Unidade de Saúde apresentando os seguintes sinais e sintomas: febre irregular e prolongada; anemia; indisposição; palidez da pele e mucosas; falta de apetite; perda de peso; inchaço do abdômen devido ao aumento do fígado e do baço. Os sintomas apresentados são característicos de Leishmaniose:
“Considerada uma doença infecciosa febril aguda, que pode se apresentar de forma benigna ou grave, a depender de alguns fatores, dentre eles: o vírus envolvido, infecção anterior pelo vírus e fatores individuais como doenças crônicas, diabetes, asma brônquica, anemia falciforme; porém, em alguns casos, a infecção pode ser assintomática. Normalmente, a primeira manifestação é a febre alta (>38° C), de início abrupto, que, geralmente, dura de 2 a 7 dias.” As características apresentadas se referem à: