Filtrar


Questões por página:
A rotina – que é a estruturação do tempo passado na escola (PROENÇA,2004) – pode ser facilitadora ou cerceadora dos processos de desenvolvimento e aprendizagem. Existem rotinas rígidas, monótonas, repetitivas, mecânicas e pouco participativas; estas devem ser evitadas a todo custo. Apesar disso, a rotina pode ser flexível, estimulante, dinâmica, criativa e envolvente. A rotina produz, sobretudo nas crianças menores, vários efeitos colaterais positivos, dentre os quais não é possível mencionar:
Os problemas de aprendizagem podem estar no próprio aluno ou fora dele. Um aluno que, ao fazer uma prova, por mais que se esforce, não consegue produzir um resultado satisfatório porque o assunto não lhe foi devidamente ensinado, é um exemplo clássico de problema de aprendizagem externo. Mas existem os problemas de aprendizagem internos (SIQUEIRA, Alisson. Dificuldades e transtornos de aprendizagem. Curitiba: Contentus,2020). Um deles, bastante conhecido, é a dislexia, definida como:
Adotados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs (BRASIL,1997), os temas transversais devem ser trabalhados não como um componente curricular específico a ser incorporado ao currículo da escola, mas como temáticas envolvendo questões sociais, que, por não terem sido devidamente contempladas pelas disciplinas convencionais, precisam permeá-las de forma mais capilarizada. Acerca desses conteúdos, pode-se afirmar que incluem as seguintes temáticas, exceto:
O Referencial Curricular Nacional Para a Educação Infantil – RCNEI (1998, p.122) entende que, para aprender a ler e a escrever, a criança precisa construir um conhecimento de natureza conceitual: precisa compreender não só o que a escrita representa, mas também de que forma ela representa graficamente a linguagem. Isso nos permite concluir que a alfabetização é:
I. Um processo no qual as crianças precisam resolver problemas de natureza lógica até chegarem a compreender de que forma a escrita alfabética em português representa a linguagem, e assim poderem escrever e ler por si mesmas.
II. Um adestramento das capacidades relacionadas à percepção e memorização, associadas ao desenvolvimento de habilidades sensório-motoras.
III. Um modo de promover a socialização do indivíduo na medida em que possibilita novas formas de trocas simbólicas com outros indivíduos e o acesso franco às mais variadas formas de bens culturais.
Está correto o que se afirma:
Em consonância com o art.18, do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA (Lei nº 8.069/1990), “é dever de todos velar pela dignidade da criança e do adolescente, pondo-os a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor”. No que se refere ao tratamento qualificado como vexatório, é correto defini-lo como aquele que: