Filtrar


Questões por página:
Leia o trecho a seguir e assinale a alternativa CORRETA.

“[…] a reflexão pode transformar a prática educativa, no entanto não pode interferir, de fato, na realidade pois quem age na realidade, direta ou indiretamente, são os sujeitos” (VASCONCELLOS,2010, p.11).
A inclusão na escola, propõe uma ruptura de base na estrutura organizacional a que se encontra hoje, como o formalismo da racionalidade visto modalidades de ensino, grades curriculares, burocracia, entre outros aspectos. A mudança é necessária para que a escola possa fluir, novamente, espalhando sua ação formadora por todos os que dela participam. Assinale a alternativa CORRETA:
A educação deve ter como objetivo promover uma intercomunicação entre família, escola e todos os envolvidos no processo de ensino do estudante, em prol do seu desenvolvimento. A educação baseada em evidências esclarece o conteúdo, de modo a proporcionar uma maior segurança para a tomada de decisões e a escolha de quais condutas podem ser aplicadas diante de cada contexto.
Julgue as sentenças abaixo e assinale a alternativa CORRETA.
I- Em relação às práticas dos professores, sua trajetória de vida e profissional sofre influências, em que alguns provêm da família do professor, da escola que o formou e de sua cultura pessoal; outros vêm das universidades; outros são decorrentes da instituição ou do estabelecimento de ensino.
II- Os professores, como aprendizes e profissionais, participam de um processo de mudança efetivo e baseado em evidências. Mas, acabam se envolvendo com a pesquisa, mas não na pesquisa. A sua motivação se centra mais na perspectiva dos objetivos das atividades que possibilitam a aprendizagem de seus alunos.
III- A prática educativa, alimentada por pesquisas ou evidências, potencializa a renovação da prática pedagógica, na medida em que torna o professor um aprendente.
IV- Mudanças na prática educativa devem ocorrer em situações de formação profissional, para análise das próprias práticas, diversificadas em função das especificidades de cada área de conhecimento, tendo em vista ainda perceber pontos positivos e negativos ao longo dos anos letivos, permitindo um processo contínuo de formação em serviço.
O contato com outras pessoas da mesma idade é de fundamental importância para o desenvolvimento e amadurecimento das crianças e adolescentes; a interação é um dos pilares da educação e construção do processo de ensino e aprendizagem. O impacto da pandemia de COVID-19, na educação, afetou não somente o ensino, como também as questões emocionais e relacionais de todos.
Assinale a alternativa CORRETA:
Durante o processo educativo, a aprendizagem sólida se dá, por muitas vezes, por meio da relação entre o professor e aluno. Essa interação produtiva se deve pela quebra de barreiras como autoridade e hierarquia para a construção de um ensino autônomo e crítico, nessa relação de via de mão dupla, no qual ambos ensinam e aprendem.
Assinale a segunda coluna de acordo com a primeira:

(1) Conhecimento do conteúdo.
(2) Conhecimento pedagógico geral.
(3) Conhecimento do currículo.
(4) Conhecimento pedagógico do conteúdo.
(5)Conhecimento dos alunos e de suas características.
(6) Conhecimento dos contextos educacionais.
(7) Conhecimento dos fins, propósitos e valores da educação e de sua base histórica.

( ) É um amálgama especial de conteúdo e pedagogia que é o terreno exclusivo dos professores, seu meio especial de compreensão profissional.
( ) Tem origem na bibliografia e estudos acumulados nas áreas de conhecimento; e na produção acadêmica histórica e filosófica sobre a natureza do conhecimento em um campo específico de estudo.
( ) Refere-se ao conhecimento desde o funcionamento do grupo ou da sala de aula, passando pela gestão e financiamento dos sistemas educacionais, até as características das comunidades e suas culturas.
( ) Refere-se ao conhecimento sobre a base histórica e cultural e os fundamentos que orientam a educação.
( ) Refere-se ao domínio dos materiais e programas que servem de base para o ofício do professor.
( ) Refere-se aos princípios e estratégias de gestão e organização da sala de aula, que vão além da disciplina.
( ) Diz respeito a conhecer as características, história e condições sociais dos alunos.