Questões de Concurso
Filtrar
977 Questões de concurso encontradas
Página 119 de 196
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Araraquara - SP
Disciplina:
Pedagogia
As lembranças de muitos alunos da História escolar e os livros escolares produzidos no século XIX indicam o predomínio de um método de ensino voltado para a memorização. Aprender História significava saber de cor nomes e fatos com suas datas, repetindo exatamente o que estava escrito no livro ou copiado nos cadernos. (BITTENCOURT,2004, p.67).
Com base nesse método de ensino de História e considerando o texto acima, assinale a alternativa CORRETA:
Com base nesse método de ensino de História e considerando o texto acima, assinale a alternativa CORRETA:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Araraquara - SP
Disciplina:
História
Fonte: Método do catecismo no livro Pequena história do Brasil de J. M de Lacerda,1942, p.91. In.: BITTENCOURT, C. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez,2004, p.68
Com base na imagem acima e quanto ao método de ensino de História utilizando-se do catecismo, assinale a alternativa CORRETA:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Araraquara - SP
Disciplina:
Atualidades
A preocupação com a preservação da memória histórica e, por extensão, do patrimônio cultural é fenômeno que vem caracterizando, neste final de século e milênio, um número considerável de instituições, sejam elas públicas ou provadas, organizações não-governamentais, segmentos sociais os mais diversos e figuras destacadas das elites políticas nacionais. (BITTENCOURT,1997, p.128).
Com base na preservação da memória histórica e sua relação com o patrimônio cultural e considerando o texto acima, assinale a alternativa CORRETA:
Com base na preservação da memória histórica e sua relação com o patrimônio cultural e considerando o texto acima, assinale a alternativa CORRETA:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Araraquara - SP
Disciplina:
Pedagogia
Os homens fazem a sua própria história, mas não a fazem como querem; não a fazem sob circunstâncias de sua escolha e sim sob aquelas com que se defrontam diretamente, ligadas e transmitidas pelo passado. (MARX, Karl. O Dezoito Brumário de Luís Bonaparte. Rio de Janeiro: Vitória,1961, p.199. In.: CERRI, L. F. Ensino da História e consciência histórica. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas,2011).
Com base no trecho anterior e quanto à noção de passado histórico, assinale a alternativa CORRETA:
Com base no trecho anterior e quanto à noção de passado histórico, assinale a alternativa CORRETA:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Araraquara - SP
Disciplina:
Pedagogia
[...] qual é o verdadeiro papel e os objetivos do conhecimento histórico no 1º e 2º graus? Para que estudar história no 1º e 2º graus? É para fazer com que o aluno produza uma reflexão de natureza histórica; para que pratique um exercício e reflexão, que o encaminha para outras reflexões, de natureza semelhante, em sua vida e não necessariamente só na escola; pois a história produz um conhecimento que nenhuma outra disciplina produz – e ele nos parece fundamental para a vida do homem, indivíduo eminentemente histórico. (CABRINI,2005, p.6).
Considerando o trecho acima e as reflexões quanto ao ensino de História, assinale a alternativa CORRETA:
Considerando o trecho acima e as reflexões quanto ao ensino de História, assinale a alternativa CORRETA: