Filtrar


Questões por página:
No que diz respeito às pneumonias comunitárias, considere as afirmativas:

I. De acordo com a Concentração Inibitória Mínima (MIC), as cepas de pneumococos, não relacionadas à meningite, são classificadas em resistentes, resistência ou sensibilidade intermediária e sensíveis, quando MIC for maior que 8 µg/mL, até 4 µg/mL e até 2 µg/mL, respectivamente.
II. Os vírus são os principais agentes de pneumonias em crianças menores de 5 anos de idade em países desenvolvidos. Dentre os vírus envolvidos, o sincicial respiratório (VSR) é o mais encontrado, seguido pelo influenza, parainfluenza, adenovírus, rinovírus, metapneumovírus humano (HMPV) e bocavírus.
III. No Brasil, a penicilina pode ser usada como droga de escolha no tratamento das pneumonias comunitárias.

Estão CORRETAS:
São esquemas antibióticos que são indicados no tratamento de abscesso pulmonar, EXCETO:
A síndrome da abstinência alcoólica (SAA) é o conjunto de sintomas que surgem quando o alcoólatra para repentinamente de beber. Os sinais e sintomas mais comuns da SAA são:
Uma mulher de 28 anos vem a consulta queixando de dispneia e palpitações. Além disso, pede auxílio para emagrecer, pois refere ganho de peso nos últimos meses. Sua pressão arterial está medindo 139x88 mmHg, com frequência cardíaca de 97 bpm. Relata não gostar de ir ao médico, e sempre fica ansiosa quando está no consultório. Seu peso é 74 quilos e a altura 1,60 m. O restante de seu exame físico é normal. Ao ser questionada se houve algum acontecimento que pudesse estar relacionada ao ganho de peso, refere que desde o término de seu noivado, há seis meses, estaria muito triste, “descontando” na comida e doces. Relata histórico de transtorno depressivo quando tinha cerca de 15 anos, com tratamento medicamentoso e psicológico. Sua mãe tem diagnóstico de Depressão Maior, com dois episódios de tentativas de suicídio.
Paciente diabética insulino-dependente, irá viajar para área de risco para febre amarela em uma semana. Refere tendinite de supraescaular há cerca de três meses, tendo feito uso de betametasona injetável dez dias atrás, seguindo com fisioterapia. Nega uso de outras medicações, outras doenças crônicas ou alergia a componentes da vacina. A melhor orientação é: