Filtrar


Questões por página:
Criança de 6 anos, morador de um bairro na periferia da cidade do Rio de Janeiro, é trazida pelos pais à unidade de saúde com relato de ter eliminado pelo ânus “um monte de vermes branquinhos e pequenos”, vem apresentando diarreia, dor abdominal, desconforto nas nádegas e apatia. Ao exame físico, observa-se prolapso retal. O provável parasita causador do quadro e o fármaco de escolha para o tratamento são, respectivamente:
Em crianças com febre reumática, qual o critério de Jones (maior) mais prevalente?
Um programa de saúde em uma secretaria municipal de saúde poderia implantar como medida de prevenção secundária:
A administração de tiamina (vitamina B1) a um paciente alcoolista grave, admitido na emergência, tem como objetivo evitar o desenvolvimento de:
Criança de 11 meses foi atendida na emergência pediátrica com queixa de febre (temperatura axilar 38,5 °C) há dois dias. Apresentava bom estado geral, interagindo com o examinador, sem achados relevantes na anamnese e exame físico. Seu cartão vacinal estava em dia. Foi então prescrito antitérmico, família orientada com recomendação de vigilância domiciliar, e retorno em caso de sinais de gravidade ou piora. Essa conduta deve ser considerada: