Questões de Concurso
Filtrar
108 Questões de concurso encontradas
Página 19 de 22
Questões por página:
Questões por página:
Disciplina:
Pedagogia
A educação em valores vai além da disciplinarização e doutrinação. O educador deve ter clareza de seus objetivos, ou seja, que tipo de cidadão quer formar e quais os valores que devem ser considerados para essa formação. Por isso, deve ser reflexivo e crítico, apresentando seu ponto de vista fundamentado na educação, de forma democrática. Sobre a tarefa que o professor tem para induzir a prática de valores, é INCORRETO afirmar:
Disciplina:
Pedagogia
Para facilitar o delineamento dos conteúdos e seleção das estratégias de ensino, Zabala (1998) propõe a tipologia dos conteúdos de aprendizagem. Concernente aos tipos de conteúdos, relacione as atividades a seguir de acordo com seus respectivos tipos de conteúdo:
A - Conteúdos Factuais B - Conteúdos Conceituais C - Conteúdos Procedimentais D - Conteúdos Atitudinais
( ) ler, desenhar, observar, classificar e traduzir ( ) estudos de casos, situações-problemas, júri simulado ( ) compreensão, reflexão, análise e comparação ( ) memorização e repetição
É CORRETO afirmar:
A - Conteúdos Factuais B - Conteúdos Conceituais C - Conteúdos Procedimentais D - Conteúdos Atitudinais
( ) ler, desenhar, observar, classificar e traduzir ( ) estudos de casos, situações-problemas, júri simulado ( ) compreensão, reflexão, análise e comparação ( ) memorização e repetição
É CORRETO afirmar:
Disciplina:
Pedagogia
Segundo Marques (1979), o planejar é uma atividade de suma importância para garantir eficiência de desempenho. Sobre os tipos de planejamento, analise as proposições a seguir e assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F):
( ) O plano de unidade de uma disciplina parte do plano de curso, ou seja, divide-se o plano de curso para obter o de unidade.
( ) Plano de curso é a previsão de determinados conjuntos de conhecimentos, atitudes e habilidades a serem atingidas em um período de tempo por uma turma.
( ) Plano de unidade é uma especificação menor que o plano de curso, formado por assuntos interrelacionados. Assim, a unidade deve ser planejada servindo de base e apoio para alcançar os objetivos e conteúdos propostos pela unidade de ensino.
( ) Plano de aula é uma previsão mais ampla quanto ao conteúdo, materiais e atividades didáticas, ou seja, é uma sequência de tudo que vai ser ministrado e desenvolvido ao longo do ano.
( ) O período do planejamento contemplado pelo plano de curso é mais amplo que os outros, podendo ser diário ou semanal; já o plano de unidade é em menor proporção, pois o planejamento está mais próximo de se realizar, podendo ser preparado para semestres ou ano.
É CORRETO afirmar:
( ) O plano de unidade de uma disciplina parte do plano de curso, ou seja, divide-se o plano de curso para obter o de unidade.
( ) Plano de curso é a previsão de determinados conjuntos de conhecimentos, atitudes e habilidades a serem atingidas em um período de tempo por uma turma.
( ) Plano de unidade é uma especificação menor que o plano de curso, formado por assuntos interrelacionados. Assim, a unidade deve ser planejada servindo de base e apoio para alcançar os objetivos e conteúdos propostos pela unidade de ensino.
( ) Plano de aula é uma previsão mais ampla quanto ao conteúdo, materiais e atividades didáticas, ou seja, é uma sequência de tudo que vai ser ministrado e desenvolvido ao longo do ano.
( ) O período do planejamento contemplado pelo plano de curso é mais amplo que os outros, podendo ser diário ou semanal; já o plano de unidade é em menor proporção, pois o planejamento está mais próximo de se realizar, podendo ser preparado para semestres ou ano.
É CORRETO afirmar:
Disciplina:
Pedagogia
A Lei de Diretrizes e Base estabelece, em seu art.3, princípios norteadores do ensino. Assinale a alternativa que NÃO contém um destes princípios:
Disciplina:
Pedagogia
Uma das características do Plano de Ensino é a flexibilidade. Sobre esse aspecto, é correto afirmar que: