Questões de Concurso
Filtrar
108 Questões de concurso encontradas
Página 20 de 22
Questões por página:
Questões por página:
Disciplina:
Pedagogia
A seguir, analise as assertivas quanto às regras comuns de organização da Educação Básica para o ensino fundamental e o ensino médio, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases (Lei n° 9.394, de 20 de Dezembro de 1996):
I- Avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais;
II- Possibilidade de aceleração de estudos para alunos com atraso escolar;
III- Isenção de estudos de recuperação, ocorrendo paralelos ao período letivo, para os casos de baixo rendimento escolar, a serem disciplinados pelas instituições de ensino em seus regimentos;
Estão CORRETAS:
I- Avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais;
II- Possibilidade de aceleração de estudos para alunos com atraso escolar;
III- Isenção de estudos de recuperação, ocorrendo paralelos ao período letivo, para os casos de baixo rendimento escolar, a serem disciplinados pelas instituições de ensino em seus regimentos;
Estão CORRETAS:
Disciplina:
Pedagogia
As Teorias de Aprendizagem fundamentam as ações pedagógicas. Dentre elas, Burrhus Frederic Skinner (1904-1990) foi um grande contribuinte para esses estudos. Analise as proposições a seguir e assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F) quanto à Teoria de Skinner:
( ) Os componentes da aprendizagem são: motivação, retenção, transferência.
( ) O ensino é um processo de condicionamento através do uso de reforçamento das respostas que se quer obter.
( ) A pessoa não é considerada como um ser que responde a estímulos do meio exterior.
( ) O comportamento aprendido é uma resposta a estímulos externos que são controlados através de reforços que ocorrem com ou depois da resposta.
( ) As atividades devem ser organizadas de acordo com as características de cada um.
É CORRETO afirmar:
( ) Os componentes da aprendizagem são: motivação, retenção, transferência.
( ) O ensino é um processo de condicionamento através do uso de reforçamento das respostas que se quer obter.
( ) A pessoa não é considerada como um ser que responde a estímulos do meio exterior.
( ) O comportamento aprendido é uma resposta a estímulos externos que são controlados através de reforços que ocorrem com ou depois da resposta.
( ) As atividades devem ser organizadas de acordo com as características de cada um.
É CORRETO afirmar:
Disciplina:
Pedagogia
Considerando a Lei 9.394/1996 (e alterações posteriores), que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), assinale a alternativa CORRETA:
Disciplina:
Pedagogia
Analise os itens listados abaixo e, em seguida, enumere-os conforme a visão sobre o papel do aluno no processo de ensino nas escolas:
1) Escola Tradicional.2) Escola Libertadora.3) Escola Tecnicista.4) Escola Crítico social.
( ) Sujeito no mundo e situado como ser social, ativo.
( ) Receptor passivo. Inserido em um mundo que irá conhecer pelo repasse de informações.
( ) Refletir sobre sua realidade, sobre a opressão e suas causas, resultando daí o engajamento do homem na luta por sua libertação.
( ) Copiar bem e reproduzir o que foi instruído fielmente.
É CORRETO afirmar:
1) Escola Tradicional.2) Escola Libertadora.3) Escola Tecnicista.4) Escola Crítico social.
( ) Sujeito no mundo e situado como ser social, ativo.
( ) Receptor passivo. Inserido em um mundo que irá conhecer pelo repasse de informações.
( ) Refletir sobre sua realidade, sobre a opressão e suas causas, resultando daí o engajamento do homem na luta por sua libertação.
( ) Copiar bem e reproduzir o que foi instruído fielmente.
É CORRETO afirmar:
Disciplina:
Pedagogia
Sobre as fases da Educação Inclusiva no Brasil, assinale a alternativa que NÃO corresponda às quatro fases do processo histórico da educação especial e da educação inclusiva: