Questões de Concurso
Filtrar
40 Questões de concurso encontradas
Página 3 de 8
Questões por página:
Semântica é a disciplina que se dedica ao estudo e à interpretação dos significados das palavras, frases ou expressões dentro de um determinado contexto.
(Fonte: https://l1nq.com/definicao-
semantica.adaptado)
Assinale a opção CORRETA quanto aos seguintes aspectos semânticos:
A avaliação da aprendizagem é uma ferramenta utilizada para monitorar a evolução dos alunos ao longo do processo de ensino-aprendizagem. Esse procedimento vai além da simples aplicação de testes e atribuição de notas, exigindo um acompanhamento contínuo do estudante em diferentes etapas do processo educativo. Cada vez mais, as instituições de ensino têm adotado a avaliação ao longo da aprendizagem, reconhecendo que deixar essa prática para o final do processo não contribui de forma eficaz para o avanço escolar do aluno.
A avaliação da aprendizagem oferece benefícios tanto para os alunos quanto para os educadores. Para os estudantes, ela permite acompanhar o progresso de seu aprendizado e buscar estratégias que impulsionem seu desenvolvimento. Além disso, os professores podem estimular a autoavaliação nos alunos, promovendo sua participação ativa no processo de aprendizagem. Para os educadores, a avaliação é uma oportunidade de verificar se os objetivos estabelecidos foram alcançados, possibilitando um redirecionamento das práticas pedagógicas para assegurar que as metas sejam atingidas.
(Fonte: https://encr.pw/processo-ensino
-aprendizagem.adaptado)
Com base no texto, qual é o principal objetivo da avaliação da aprendizagem no contexto do processo educativo?
A literatura portuguesa surgiu logo após a formação de Portugal, em 1140. O trovadorismo vigorou em Portugal entre os séculos XII e XV.
(Fonte: https://l1nk.dev/literatura-
portuguesa.adaptado)
A literatura produzida na Idade Média é composta pelas cantigas trovadorescas, sendo estas:
A pesquisa 'ouviu' cerca de 3 mil escolas urbanas e rurais de todo o Brasil entre agosto de 2023 e abril deste ano.
(Fonte: https://https://encr.pw/seguranca
-nas-escolas.adaptado)
Conjugando o verbo destacado no futuro do pretérito do indicativo, tem-se:
A dimensão linguística da fonética surge da intersecção entre informações sobre as propriedades físicas, acústicas e perceptivas dos sons e o funcionamento das unidades sonoras dentro do sistema linguístico. Para analisarmos as menores partes que compõem a fala, as unidades segmentais, como consoantes e vogais, é insuficiente considerar apenas os sinais físico-acústicos ou os movimentos articulatórios dos órgãos vocais. É fundamental compreender quais sons são responsáveis pelos contrastes em uma língua específica, o que se relaciona à fonologia. Tomemos como exemplo as consoantes fricativas: [s] de "selo" e [z] de "zelo" diferem, em termos articulatórios, apenas pela vibração das pregas vocais causada pela passagem do ar pela glote. Essa informação articulatória é relevante para falantes do português, mas não para falantes do espanhol, já que o sistema linguístico espanhol não apresenta o contraste entre essas consoantes. No espanhol, apenas o [s] está presente no inventário fonético, e, portanto, mesmo que ocorra alguma vibração durante a passagem do ar, ela não será considerada pelo falante, pois não contribui para os contrastes na classe das fricativas dessa língua.
(Fonte: https://www.ceale.fae.ufmg.br/
glossarioceale/verbetes/fonetica.adaptado)
Considerando a interseção entre fonética e fonologia abordada no texto, qual é a importância de compreender a relação entre sinais físico-acústicos e as unidades sonoras no sistema linguístico?