Filtrar


Questões por página:
Quantificar a ingestão alimentar tem sido descrito como um dos fatores de maior complexidade nas investigações clínicas. A avaliação dietética tem como objetivo inicial identificar a ingestão alimentar e, posteriormente, avalia-la em relação as recomendações nutricionais para a obtenção de uma dieta equilibrada. Essa avaliação permite identificar a ingestão deficiente ou excessiva de energia, os macro e micronutrientes e o padrão de consumo habitual.
Assinale a alternativa que contém apenas inquéritos utilizados para a avaliação dietética.
Ganha cada dia mais importância na promoção e na proteção à saúde, e tem como objetivo mudar os hábitos alimentares inadequados, contribuindo para a prevenção de doenças crônicas não degenerativas e carências nutricionais, permitindo que as pessoas possam selecionar e consumir alimentos mais saudáveis, de forma segura e adequada. A formação do hábito alimentar se inicia na infância, daí a importância das crianças aprenderem, desde cedo, a ter uma alimentação saudável e equilibrada. A implantação de intervenções nesta fase da vida deve ser incentivada para que as crianças aprendam a comer de forma correta, independente do local onde elas estejam inseridas e sempre estimulando a participação da família. Quando realizadas em grupo, as ações são mais efetivas, pois as crianças tendem a copiar as atitudes umas das outras. Buscar atividades lúdicas, criativas e que consigam realmente impactar e causar mudanças nas atitudes das crianças é algo estimulante e desafiador, e os resultados podem ser surpreendentes.
O texto anterior refere-se a:
Sobre a alimentação vegetariana, assinale a alternativa CORRETA.
A _________________ traz consequências fisiológicas e sociais para todas as faixas etárias. Nos adultos, leva, entre outros, à diminuição da capacidade de trabalho e na resistência aos exercícios, com queda na produtividade. Em gestantes, associa-se a recém-nascidos prematuros ou com baixo peso ao nascimento e aumento da mortalidade perinatal. Na infância, os sinais e sintomas surgem lentamente, à medida que aumenta a deficiência de ferro corpóreo. A redução dos níveis de hemoglobina sanguínea compromete o transporte de oxigênio para os diversos tecidos. Manifesta-se frequentemente com alterações na pele e mucosa (palidez, queilite, glossite, atrofias nas papilas linguais), fadiga, irritabilidade ou apatia, anorexia, cefaleia e diminuição da capacidade física e mental. Podem ocorrer também alterações gastrointestinais (pica, disfagia, redução de acidez gástrica), coiloníquia, escleróticas azuladas, dificuldade na termorregulação e diminuição da velocidade de crescimento. Pode acarretar ainda, diminuição da função imunológica, com aumento na frequência e na duração de infecções.

Assinale a alternativa com o tipo de anemia que completa o texto anterior.
Assinale a alternativa que contém apenas vitaminas lipossolúveis.