Filtrar


Questões por página:
A Organização Mundial da Saúde (OMS) possui uma longa tradição em metodologia de levantamentos epidemiológicos, que inclui uma descrição dos critérios de diagnóstico que podem ser prontamente entendidos e aplicados por programas de saúde pública em todo o mundo. O manual da OMS Levantamentos em Saúde Bucal – Métodos Básicos tem encorajado os países a realizar levantamentos em saúde bucal padronizados que são comparáveis internacionalmente. Assinale a alternativa INCORRETA com relação à aplicabilidade dos códigos e critérios preconizados pela OMS para o diagnóstico e registro da condição dental relativa à doença cárie.
Os resultados dos dois últimos levantamentos epidemiológicos nacionais – SB Brasil 2003 e 2010 – mostraram mudanças no perfil epidemiológico das doenças bucais. Assinale a alternativa INCORRETA com relação ao perfil epidemiológico em crianças.
A avó de uma criança de 10 anos de idade procurou o cirurgião-dentista da Unidade Básica de Saúde devido a um sangramento gengival relatado pela neta. Durante o exame clínico da criança, pôde-se observar uma higiene bucal pouco satisfatória devido a uma grande presença de biofilme e gengivite, entretanto, não havia cavidades de cárie dentária. A família da criança reside no município onde a água de abastecimento é fluoretada há pelo menos 20 anos. Qual é a melhor indicação do uso tópico do fluoreto para ser realizado por essa criança?
Durante anos, a odontologia esteve à margem das políticas públicas de saúde. Para mudar esse quadro, em 2004, o Ministério da Saúde lançou a Política Nacional de Saúde Bucal – Programa Brasil Sorridente. Esse Programa constitui-se de uma série de medidas que têm como objetivo garantir as ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal dos brasileiros, entendendo que esta é fundamental para a saúde geral e para a qualidade de vida da população. Qual destas linhas de ação não corresponde exatamente à Política Nacional de Saúde Bucal descrita pelo Ministério da Saúde em 2022?
Calcule o CPO-D médio entre as 10 crianças de 12 anos examinadas, tendo como parâmetro os códigos preconizados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para diagnóstico e registro de cárie da coroa dentária, conforme a situação encontrada e registrada no quadro a seguir.

Imagem associada para resolução da questão