Filtrar


Questões por página:

Ao examinar trabalhadores suspeitos de portar pneumopatia ocupacional, não deve o perito médico esperar encontrar qualquer tipo de sinal patognomônico, exceto a crepitação, mais auscultada nas bases pulmonares, durante toda a inspiração. Esse fato se deve, muito provavelmente, à abertura repentina de pequenas vias aéreas parcialmente ocluídas por espessamento do interstício. Apesar do avanço tecnológico na área de diagnóstico por imagens, o diagnóstico definitivo de pneumoconiose ainda depende basicamente da interpretação do radiograma de tórax, devendo-se seguir a orientação da classificação internacional. E o complemento diagnóstico pode ocorrer com a espirometria, tanto para esclarecimento clínico dos sintomas respiratórios quanto para identificar os sujeitos com doença inicial, permitindo, assim, interromper a exposição e a consequente progressão da doença.

Considerado o esclarecimento, o par de doenças pulmonares profissionais é o seguinte:

A probabilidade de uma pessoa ter uma determinada doença é 0,5%. Um teste clínico é utilizado para diagnosticar essa doença e tem sensibilidade de 90% e especificidade 90%.

A probabilidade de uma pessoa não ter a doença, dado que o teste deu positivo, é de

Um pesquisador utilizou a técnica de teste de hipóteses em um estudo sobre pressão arterial sistólica e diastólica de mulheres com mais de 50 anos. A conclusão do trabalho foi rejeitar a hipótese nula, utilizando o nível de significância de 5%.

Se fossem utilizados os níveis de significância de 2,5% e 10%, a conclusão do trabalho em relação à hipótese nula seria, respectivamente, de que

Um trabalhador, atuante como motorista profissional, tem identificada em exame periódico, perda auditiva neurossensorial bilateral de moderada a grave, com média aferida por audiograma nas frequências de 500Hz, 1.000Hz, 2.000Hz e 3.000Hz, de 48dB em orelha direita e 53dB em orelha esquerda.

Qual deve ser a conduta do médico do trabalho relativa à aptidão deste trabalhador para o exercício de sua atividade remunerada como motorista?

O fator ergonômico deve ser sempre considerado nas avaliações de saúde dos trabalhadores. Um ambiente que promova as condições adequadas para a realização da tarefa, permitindo o conforto e o bem-estar do trabalhador trará benefícios para sua saúde.

Nas avaliações ergonômicas do posto de trabalho, ao se estudar o conforto do trabalhador, considerando-se o Manual de Aplicação da NR 17, é imprescindível que seja observado o seguinte: