Filtrar


Questões por página:

As lombalgias podem ter diversas causas. Considere-se um quadro em que há queixa de dor desproporcional à lesão encontrada, recorrência frequente, sem uma definição clara do movimento que provoca a dor — tudo isso associado a um momento de grande cobrança por resultados no trabalho.

Esse quadro indica um caso de lombalgia por

As pneumoconioses são doenças geralmente relacionadas a atividades de trabalho específicas. Muitas vezes podem ter consequências graves.

A siderose é um tipo de pneumoconiose causada pela exposição ocupacional a poeiras de

As perdas auditivas são altamente prevalentes na população, com estudos que demonstram até 50% de prevalência. Essa porcentagem se eleva quando consideramos exclusivamente faixas etárias mais elevadas. As causas são muito variadas. Considere-se um caso de perda auditiva progressiva neurossensorial, bilateral, com perfil tipo “rampa descendente”, acompanhada por histórico audiométrico, em um homem dos 45 aos 60 anos de idade, sem histórico de doenças otológicas, ou outras doenças gerais durante a vida.

Essa perda tem como diagnóstico mais provável o seguinte:

De acordo com a Resolução Normativa nº 264 da ANS, as operadoras que desenvolverem programas para Promoção da Saúde e Prevenção de Riscos e Doenças poderão ofertar aos beneficiários o seguinte incentivo:

De acordo com a NR 09 do Ministério do Trabalho, que estabelece o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), deverão ser adotadas as medidas necessárias suficientes para a eliminação, a minimização ou o controle dos riscos ambientais quando os resultados das avaliações quantitativas da exposição dos trabalhadores excederem os valores dos limites previstos na NR 15.

Na ausência desses valores, os valores limites de exposição ocupacional terão de ser os adotados pelo seguinte órgão internacional: