Questões de Concurso
Filtrar
1.103 Questões de concurso encontradas
Página 68 de 221
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Cambé - PR
Disciplina:
Pedagogia
O jogo como estratégia de ensino e de aprendizagem em sala de aula deve favorecer a criança a construção do conhecimento científico, proporcionando a vivência de situações reais ou imaginárias, propondo à criança desafios e instigando-a a buscar soluções para as situações que se apresentam durante o jogo. Nesse sentido, assinale a alternativa que não condiz com essa ideia.
Concurso:
Prefeitura Municipal de Cambé - PR
Disciplina:
Pedagogia
De acordo com Schwartz (1996), a noção de jogo aplicado à educação desenvolveu-se e penetrou, tardiamente, no âmbito escolar, sendo sistematizada com atraso, mas trouxe transformações significativas, fazendo com que a aprendizagem se tornasse
Concurso:
Prefeitura Municipal de Cambé - PR
Disciplina:
Pedagogia
O professor, para ensinar com presteza, precisa ter um planejamento. É fundamental a escolha da sequência didática a ser utilizada, que deve ser pautada
Concurso:
Prefeitura Municipal de Cambé - PR
Disciplina:
Pedagogia
Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) para o que se afirma, no tocante à Educação Infantil, e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) A Educação Infantil é dividida em Maternal que vai de 0 a 3 anos, onde tem o berçário de 0 a 1 ano e os maternais 1,2 e 3, um para cada ano de vida; e Educação Infantil de 3 a 5 anos que são divididos por períodos conforme a idade (4 a 6 anos de idade para nascidos do segundo semestre do ano). ( ) As brincadeiras lúdicas possibilitam as crianças desenvolver várias aptidões, dentre elas as linguagem oral e escrita. ( ) A rotina na Educação Infantil estabelece um tempo rígido para que a criança cumpra as atividades estabelecidas ou planejadas. ( ) As brincadeiras lúdicas possibilitam vivenciar uma relação extrínseca onde a criança aprende a agir na expectativa apenas afetiva e não cognitiva. ( ) A avaliação deve ser contínua e cumulativa, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais.
( ) A Educação Infantil é dividida em Maternal que vai de 0 a 3 anos, onde tem o berçário de 0 a 1 ano e os maternais 1,2 e 3, um para cada ano de vida; e Educação Infantil de 3 a 5 anos que são divididos por períodos conforme a idade (4 a 6 anos de idade para nascidos do segundo semestre do ano). ( ) As brincadeiras lúdicas possibilitam as crianças desenvolver várias aptidões, dentre elas as linguagem oral e escrita. ( ) A rotina na Educação Infantil estabelece um tempo rígido para que a criança cumpra as atividades estabelecidas ou planejadas. ( ) As brincadeiras lúdicas possibilitam vivenciar uma relação extrínseca onde a criança aprende a agir na expectativa apenas afetiva e não cognitiva. ( ) A avaliação deve ser contínua e cumulativa, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais.
Concurso:
Prefeitura Municipal de Cambé - PR
Disciplina:
Pedagogia
Atualmente a criança é inserida na escolarização nos anos iniciais de vida, como observa Dolto (1993), que por questões de ocupações dos pais, crianças passam um período longo, incluindo os primeiros meses de vida em instituições e creches. A escola foi um instrumento fundamental no processo de construção da ‘‘nova’’ criança, na qual seria um ambiente de preparação para a vida adulta. Como afirma Ariés (2006), a escola substituiu a aprendizagem como meio de educação. Isso quer dizer que a criança