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Os desejos fazem parte da experiência humana, para alguns em maior medida do que para outros. Na estrutura psíquica, por vezes, o desejo encontra meios de arrumar-se como impulsos e/ou defesas. Em alguns aspectos da vida mental, e mais intensamente em algumas pessoas, o desejo se assemelha a um nó, que não necessariamente se ata a outros setores da personalidade, e nem se desata espontaneamente. Tais nós percebidos no cotidiano são manifestados como sintomas na experiência do sujeito.
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As estratégias de avaliação psicodiagnóstica podem incluir teste e/ou técnicas psicológicas. Neste sentido, a diferenciação deve ficar clara: o teste é um instrumento ou procedimento por meio do qual se obtém uma amostra de comportamento de um indivíduo em um domínio específico através de um processo padronizado; enquanto a técnica é também padronizada, mas utilizada apenas com crianças.
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O tema “fracasso escolar” está em evidência na realidade social com toda premência. Através de uma leitura psicanalítica, é possível formular teorias que permitem uma melhor compreensão das funções simbólicas da organização do pensamento e das características da personalidade, estando essas atividades psíquicas estreitamente ligadas à aprendizagem. Na perspectiva psicanalítica, a síndrome do fracasso escolar tem que ser analisada considerando a dinâmica psíquica do indivíduo, tentando detectar os sofrimentos que a realidade impõe ao mesmo, causando marcas por vezes imperceptíveis e consequentemente ignoradas.
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Na psicanálise de grupo, a teoria Kleiniana aponta para a clivagem da transferência, ou seja, a transferência mais central que acontece com o terapeuta, tal como no enquadre individual. Há ainda processos de transferências laterais com os demais participantes, intensificando e acelerando o ritmo de projeções e reativações de experiências, em comparação a análise individual.
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Jaspers define o delírio com sendo um juízo patologicamente falseado e que deve, obrigatoriamente, apresentar três características: 1) uma convicção subjetivamente irremovível e uma crença absolutamente inabalável com impossibilidade de se sujeitar às influências de quaisquer argumentações da lógica; 2) um pensamento de conteúdo impenetrável e incompreensível psicologicamente para o indivíduo normal; 3) uma representação sem conteúdo de realidade, ou seja, que não se reduz à análise dos acontecimentos vivenciais.