Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Com relação à função sintática da partícula “que”, analise os períodos I e II a seguir:

I. “Na nossa casa, por exemplo, nunca falta um prato de lentilha para ser consumido nos primeiros minutos do ano que¹ começa.”.
II. “Ouvi dizer que² na Espanha, ao soar da meia-noite, deve-se comer uma uva para cada badalada do relógio.”.

Assinale a alternativa que apresenta a correta e respectiva classificação dos termos em destaque acima.
mostrar texto associado
O sinal grave, indicativo da crase, foi empregado corretamente em “Este costume chegou à Bulgária mas, por uma falha na tradução...”. Sobre a ocorrência do fenômeno da crase em relação a nomes de lugares, assinale a alternativa que apresenta outra correta aplicação.
mostrar texto associado
Com relação à função sintática da partícula “se” empregada duas vezes no período “...quando chegam à boca do vulcão, estabelece-se¹ o paradoxo: se² o guerreiro era audaz, a moça não é mais virgem...”, assinale a alternativa que apresenta suas corretas e respectivas classificações.
mostrar texto associado
Analise os períodos abaixo retirados do Texto:

I. “Entrar o Ano-Novo de gravata-borboleta¹ pode comprometer seriamente² as relações entre o Oriente e o Ocidente.”
II. “Mas a encosta³ do vulcão é comprida...”

As palavras em destaque nos períodos acima foram formadas por processos denominados, respectivamente, de
mostrar texto associado
O período composto “...os convidados devem atirar suas taças contra a parede(1) e depois ficar muito brabos(2) porque não há mais copos na casa(3)...” é formado, respectivamente, por