Filtrar


Questões por página:

Uma instância operacional de um SGBD Oracle consiste de processos em background, estruturas de memória e arquivos físicos em disco. Tais processos são responsáveis por tarefas específcas. Correlacione as colunas a seguir de acordo com os objetivos das tarefas dos processos Oracle em background:



Está CORRETA a seguinte sequência de respostas:

Quanto à otimização de consultas de consultas SQL, é CORRETO afrma que
Em relação à Segurança e Autorização em Banco de Dados, analise as seguintes sentenças, marcando (V) para verdadeira e (F) para falsa.

( ) O privilégio de SELECT sobre uma relação R já permite que se estabeleça restrição de integridade referencial para R.

( ) Mesmo se tiver recebido o privilégio de CREATE VIEW, um usuário ainda precisa receber o privilégio de SELECT em uma relação específca se quiser criar uma visão a partir dessa relação.

( ) Um privilégio concedido com GRANT OPTION permite que o usuário que o recebeu possa conceder tal privilégio a outros usuários.

( ) A concessão de privilégios não se aplica às visões.

Assinale a opção com a sequência CORRETA.
___________ é um tipo de entrada no log de operações das transações de um banco de dados escrita quando o SGBD grava no banco de dados os buffers de memória que tiverem sido modifcados. Esse tipo de entrada garante que buffers modifcados sejam gravados em disco mesmo que suas transações não tiverem sido efetivadas. Complete a lacuna com a opção correta dentre as opções seguintes.
Quanto às técnicas de controle de concorrência, avalie as seguintes alternativas.

I. O esquema de Esperar-morrer e Ferir-esperar são técnicas de prevenção de deadlocks (impasses).

II. Uma solução para a inanição é ter um esquema onde as transações sempre são atendidas, como, por exemplo, primeira que chega é a primeira a ser servida.

III. Podem ocorrer deadlocks quando o controle de concorrência é baseado em ordenação de rótulo (timestamp).

Assinale a alternativa CORRETA: