Filtrar


Questões por página:
Na pesquisa dos limiares de via aérea, quando se obtém resultados com diferenças superiores a 30 dB nos limiares obtidos nas frequências de 1000,2000,3000,4000, 6000 e 8000 Hz, sugere-se
É a maior e mais identificável estrutura do tronco encefálico, possui organização tonotópica, alto nível de resolução de frequência, possui neurônios sensíveis às modificações espaciais e de tempo e neurônios sensíveis à estimulação binaural, sendo um núcleo obrigatório na transmissão da informação auditiva para os centros auditivos altos, e está relacionada a reflexos auditivos visuais. Essa descrição corresponde à seguinte estrutura do Sistema Auditivo Central:
A literatura aponta diferentes testes para a avaliação e diagnóstico do distúrbio fonológico, dentre os quais, a prova de estimulabilidade de fala pode indicar um prognóstico sugestivo de desenvolvimento quando aplicada a regra fonológica adequada. Essa prova tem por objetivo avaliar
Com relação à avaliação de linguagem em seus subsistemas, o fonoaudiólogo pode adotar procedimentos para avaliar os usos da linguagem, possibilitados pelas ferramentas de: compreensão do contexto, reconhecimento dos turnos dialógicos, identificação e adaptação ao tópico e ao assunto da conversação, monitoramento da própria compreensão e da compreensão alheia. Esses procedimentos têm como objetivo avaliar as habilidades de uma pessoa quanto aos aspectos
Fonoaudiólogo recebeu encaminhamento de professor de escola regular com o seguinte relatório; “José tem 7 anos e está no 2º ano do ensino fundamental. É capaz de ler frases simples e, quando lhe é solicitado para identificar alguma letra, o faz corretamente; mas, na escrita, parece ter dificuldade em relacionar o som à letra. Prefere escrever com letra bastão, e sua caligrafia em letra cursiva apresenta trocas e, por vezes, é ininteligível, com trocas de letras maiúsculas e minúsculas. Dificuldade com a pontuação das frases e acentuação das palavras. Evita as atividades que envolvem maior concentração, principalmente a cópia de pequenos textos. Nas atividades de expressão artística tem dificuldades em recortar e não aprecia a pintura com lápis de cor e giz de cera. Prefere tintas, podendo fazer desenhos maiores. Não gosta de desenhar e copiar figuras geométricas e é desatento.” A mãe refere que, desde a educação infantil, José apresenta essas dificuldades, que, até os 6 anos, ele tinha algumas trocas na fala e que os exames audiológicos resultaram em audição ‘normal’.

Diante de tal relatório, ao iniciar a avaliação, o fonoaudiológico pode suspeitar de um quadro de