Filtrar


Questões por página:
A centralidade da instituição escolar na formação dos indivíduos, incluindo sua identidade, valores e senso de pertencimento social, pode ser evidenciada no fato de esta ser uma das primeiras instituições sociais na qual a criança se insere, para além da família. Ao analisar a escola como instituição, é INCORRETO afirmar:
Assinale a alternativa que apresenta o nome do autor que considera o desenvolvimento infantil não um processo estereotipado de crescimento e meramente evolutivo, mas um processo dialético e histórico, que compreende saltos qualitativos, involuções e rupturas.
Melissa é uma aluna da educação básica, que foi encaminhada à psicóloga escolar em virtude dos múltiplos problemas que vem apresentando na escola. A aluna se senta ao fundo da sala, muitas vezes encolhida na carteira, não conversa com nenhum colega, não participa das brincadeiras nos intervalos e não possui amigos, indicando retraimento social. Melissa também possui atraso na aprendizagem, apesar de ser bastante esforçada, prestar muita atenção e se dedicar às tarefas em sala de aula – a lição de casa nunca é feita. É preciso assinalar que, muitas vezes, a criança vem para a escola apresentando sujidade e odor de urina, e sempre com a mesma roupa. A mãe já foi chamada e relatou ser mãe solo, ter seis filhos, e trabalhar nos três turnos para conseguir alimentar minimamente as crianças. Também relata morar em uma peça alugada, a qual não possui banheiro, cozinha, sala e nem área de lavanderia, e que higieniza as roupas das seis crianças na pia de um banheiro comum, colocando atrás da geladeira à noite, para que a roupa possa ser usada no dia seguinte pelos filhos. Tendo conhecimento dessas informações, a psicóloga escolar deve
O trabalho com grupos é uma prática possível no cotidiano da psicóloga nos diversos contextos nos quais a Psicologia se insere. Considerando a produção teórico-metodológica da Psicologia em relação a grupos, analise as afirmativas.


I. Enrique Pichon-Rivière é o precursor da técnica dos grupos operativos.
II. Os grupos operativos pressupõem em sua técnica: a tarefa explícita, a tarefa implícita e o enquadre grupal.
III. Com base na Abordagem Centrada na Pessoa, o facilitador do grupo de encontro exerce uma função imprescindível à condução e diretividade do trabalho grupal.


Estão corretas as afirmativas
Imersa em uma sociedade capitalista, a Psicologia no contexto escolar brasileiro deverá considerar como eixo de suas práticas interventivas transformadoras: