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Qualificação ao conceito de cidadania que permite entender a política econômico-social do Brasil pós anos de 1930, perdurando até a universalização de direitos com a Constituição Federal de 1988, cujas raízes encontram-se não em um código de valores políticos, mas em um sistema de estratificação ocupacional, definido por norma legal:
O racismo é uma manifestação das __________________do capitalismo, que foram forjadas pela____________________. Isso significa dizer que a desigualdade racial é um elemento constitutivo das relações ___________________ e das relações de ____________, de tal sorte que a modernização da economia e até seu desenvolvimento também podem representar momentos de adaptação dos parâmetros raciais a novas etapas da _________________ capitalista. Em suma: para se renovar, o capitalismo precisa, muitas vezes, renovar o racismo, como, por exemplo, substituir o racismo oficial e a segregação legalizada pela indiferença em face da igualdade racial, sob o manto da ________________.
(ALMEIDA,2008, Subsídios para o debate sobre a questão étnico-racial na formação em serviço social. ABEPSS 2017-2018).
Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.
Sobre os impactos sociais esperados pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, desenvolvidos pela atenção básica de assistência social, considere:
I- Redução das ocorrências de situações de vulnerabilidade social. II- Identificação de situações de violação de direitos socioassistenciais. III- Prevenção da ocorrência de riscos sociais, seu agravamento ou reincidência. IV- Ampliação do acesso aos direitos socioassistenciais.
São impactos sociais esperados pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos:
A intersetorialidade, como princípio que orienta a execução das políticas públicas, resulta
A educação é espaço privilegiado que pode promover tanto o enriquecimento quanto o empobrecimento do gênero humano. Assim, na perspectiva de fortalecimento do projeto ético-político, o trabalho do/a assistente social na Política de Educação