Filtrar


Questões por página:
Com relação ao Oriente Médio, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

( ) O Hezbollah, com sede na Síria, constitui um dos principais movimentos pacíficos de combate à presença americana no Oriente Médio, desenvolvendo uma série de atividades de ajuda a familiares de mártires, saúde e educação religiosa sunita.

( ) Em 2006, combatentes do Hezbollah e militares israelenses travaram uma guerra total, de um mês, pelo controle do sul do Líbano. O conflito só terminou com um cessar-fogo mediado pela ONU.

( ) Desde janeiro de 2011, está ocorrendo na Síria uma guerra civil entre defensores do regime de Bashar al-Assad e insurgentes que querem a sua renúncia. A onda de protestos e conflitos faz parte da Primavera Árabe. Estima-se que milhares de pessoas morreram e diversas cidades sírias estariam parcial ou completamente destruídas.

( ) A Síria é uma república parlamentar. Os seus cidadãos votavam desde 1970 por um presidente e deputados de uma lista única organizada pelo partido Frente Progressista Nacional (FPN). O presidente Hafez al-Assad foi eleito dessa forma para cinco mandatos consecutivos e, com a sua morte, o seu filho Bashar al-Assad foi escolhido para o suceder e confirmado por um "referendo" em 2000.

( ) O governo dos Estados Unidos é o que fornece maior apoio direto aos dissidentes sírios, sendo que boa parte dos refugiados gerados pelo conflito encontraram refúgio no território norte-americano.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Questão Anulada
A Semana de Arte Moderna, também chamada de Semana de 22, ocorreu em São Paulo no ano de 1922, no Teatro Municipal da cidade. Representou uma verdadeira renovação de linguagem, na busca de experimentação e na liberdade criadora. Sobre o tema, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

( ) Apesar do designativo "semana", o evento ocorreu em dez dias. Cada dia trabalhou um aspecto da literatura brasileira. O evento marcou o início do Modernismo na América Latina e tornou-se referência cultural do século XXI para a maioria dos países europeus.

( ) A semana de arte moderna contou com o apoio do governo. O presidente do Estado de São Paulo à época, Washington Luís, apoiou o movimento, especialmente por meio de René Thiollier, que solicitou patrocínio para trazer os artistas do Rio de Janeiro Plínio Salgado e Menotti Del Picchia, membros de seu partido, o Partido Republicano Paulista.

( ) Participaram da Semana nomes consagrados do modernismo brasileiro, como Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Heitor Villa-Lobos e Di Cavalcanti, entre outros.

( ) A Semana de Arte moderna ocorreu em uma época cheia de turbulências políticas, sociais, econômicas e culturais. As novas vanguardas estéticas surgiam e o mundo se espantava com as novas linguagens desprovidas de regras. Alvo de críticas, e em parte ignorada, a Semana não foi bem entendida em sua época.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo
Sobre a história política do Estado do Paraná, considere as seguintes afirmativas:

1. São senadores pelo Estado do Paraná: Roberto Requião e os irmãos Álvaro Dias e Osmar Dias.

2. Maurício Fruet foi governador do Paraná na época da ditadura militar.

3. José Richa foi Prefeito de Curitiba nas primeiras eleições diretas depois de 1964.

4. De 1991 a 2010, o poder executivo paranaense foi chefiado, fora interinidades e vices, por apenas dois governadores titulares, Roberto Requião e Jaime Lerner.

5. Ney Braga foi uma das mais importantes lideranças políticas do Paraná da segunda metade do século XX, destacando-se na ocupação de cargos municipais, estaduais e federais. Foi formador e organizador de um grande grupo político, no qual boa parte da elite política inicia-se na vida política, administrativa e governamental do Paraná.

Assinale a alternativa correta.
Sobre o tema blocos econômicos, assinale a alternativa correta.
A partir da análise das transformações no mundo do trabalho, considere as seguintes características:

1. Desnacionalização da economia.

2. Enfraquecimento das instituições políticas de mediação entre sociedade civil e Estado, especialmente partidos políticos e sindicatos.

3. Trânsito da sociedade do emprego para a sociedade do trabalho.

4. Disseminação do novo paradigma de organização das corporações em nível mundial.

A realidade brasileira, a partir da metade dos anos 1990, apresenta como características: