Filtrar


Questões por página:
A entrevista psicológica é um processo bidirecional de interação entre duas ou mais pessoas com o propósito previamente fixado no qual uma delas, o entrevistador, procura saber o que acontece com a outra, o entrevistado, procurando agir conforme esse conhecimento.

(Jurema Cunha, 2000)

Considerando a que a autora se refere ao salientar que a ação do entrevistador deve ser coerente com o conhecimento que advém do processo de entrevista, avalie as seguintes afirmativas:

1. Todos os dados que o entrevistador procura coletar no decorrer da entrevista devem ter relação direta ou indireta com a demanda da avaliação psicológica.
2. Os indícios de dificuldades, tanto em responder aos questionamentos quanto em estabelecer uma relação de confiança com o profissional, devem sinalizar ao entrevistador a necessidade de utilizar formas mais adequadas ao abordar os aspectos que necessitam de informação.
3. Ao sinal de resistência, o entrevistador deve questionar o entrevistado acerca dos motivos de tal atitude e assumir uma atitude mais diretiva, para que o processo não seja comprometido.
4. O campo relacional que se estabelece entre entrevistador e entrevistado é foco de instrumentalização por parte do entrevistador.

Assinale a alternativa correta.
Segundo Rovinski (2011, p. 100), “a regra básica para que seja mantida a ética na elaboração de documentos psicológicos na área forense, é que se respeite o conceito de pertinência”.

Assinale a alternativa que justifica corretamente esse conceito.
Segundo Anaf, Meninchetti e Evangelista (2012), o ludodiagnóstico é um procedimento de importância ímpar no encontro inicial entre o psicólogo e a criança, pois esta não vai voluntariamente ao psicólogo. No que se refere ao uso do ludodiagnóstico, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

( ) Inclui material que media e favorece a expressão da subjetividade no âmbito tanto verbal quanto não verbal.
( ) O uso de bonecos no ludodiagnóstico pode ser uma técnica indutiva, o que dificulta sua utilização.
( ) Os contos de fadas, fantoches e histórias infantis facilitam a criança em se colocar no lugar dos personagens e verbalizar de forma espontânea parte de sua vivência familiar.
( ) O uso dos materiais no ludodiagnóstico só se sustentam tecnicamente quando articulados com uma leitura dos autos pertinentes ao caso avaliado.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda.

1. Descrição nosológica.
2. Relação entre o assistente técnico e o perito.
3. Verificação de critérios de qualidade de instrumentos psicológicos.
4. Documentos legais do psicólogo.
5. Princípios fundamentais da prática profissional.

( ) Resolução 007/2003 do CFP.
( ) Código de Ética do Psicólogo.
( ) Resolução 08/2010 do CFP.
( ) SATEPSI.
( ) DSM-IV.

Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta na coluna da direita, de cima para baixo.

Está consagrado na Constituição Brasileira de 1988 (art. 227) e no ECA de 1990 (arts. 4º e 19) que a família é o lugar privilegiado para o adequado desenvolvimento humano. Entende-se que é necessário levar em conta alguns princípios para propor políticas adequadas de atendimento à família. Sobre o tema, considere os seguintes princípios:

1. Considerar a família um sistema vivo e em constante transformação, porém sem romper com a ideia da família ideal.
2. Olhar a família no seu movimento e na sua circularidade no risco e na potencialidade e ampliar o foco sobre ela.
3. Trabalhar com a escuta da família e conhecer sua diversidade e complexidade.
4. Descentralizar as políticas públicas da família.

Assinale a alternativa correta.