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Questão Anulada
De acordo com Finkelhorn e Dziuba-Leatherman (1994), a vitimização da criança e do adolescente se constitui em três grandes categorias. Sobre o assunto, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes categorias, segundo esses autores:

( ) Vitimização pandêmica.
( ) Vitimização aguda.
( ) Vitimização extraordinária.
( ) Vitimização indireta.
( ) Vitimização direta.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
A entrevista retrospectiva na autópsia psicológica pode:

1. Determinar as características psicológicas do falecido.
2. Distinguir o ato do sujeito entre uma situação de homicídio ou acidente.
3. Favorecer a identificação de situações de risco sociodemográfico do suicídio.
4. Dificultar aos familiares do suicida o enfrentamento de uma fase de grande estabilidade emocional.

Estão corretos os itens:

Sobre a guarda dos filhos, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda.

1. A um dos cônjuges é reservado o direito de exercer a guarda e, ao outro, o de visitação.
2. O menor mora na mesma casa, ora em companhia do pai, ora em companhia da mãe.
3. Cada um dos pais recebe a guarda única dos filhos em diferentes períodos do ano.
4. Ambos os pais compartilham a criação e educação dos filhos.

( ) Guarda unilateral.
( ) Nidação.
( ) Guarda conjunta.
( ) Guarda alternada.

Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.

Questão Anulada
A autópsia psicológica é um procedimento complexo que tem como finalidade reconstruir a bibliografia da pessoa falecida (história clínica completa) por meio de entrevista com terceiros, comumente chamados de informantes (cônjuge, filhos, pais, amigos, professores, médicos etc.).

(Asnis, Macedo e Werlang, 2005, p. 193)

A utilização desse procedimento:
A falta de políticas públicas efetivas de prevenção e segurança pode gerar:

1. intensificação da violência.
2. ingresso precoce na marginalidade.
3. exposição de crianças e adolescentes a situações de risco pessoal e social.
4. fragilização de instituições como família e escola.

São verdadeiros os itens: