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Lacombe; Heilborn (2003) mencionam três importantes autores de trabalhos na área e assim os apresentam:

I - Estudou os métodos de influência e as limitações da autoridade, concluindo ser preciso adequar a forma de exercício da autoridade ao grau de dependência do subordinado
II - Desenvolveu estudos relacionados a tipos de supervisão; lealdade aos colegas; liberdade de comunicação e sua percepção; correlação entre comunicação e produção; variáveis causais; intervenientes e finais; e sistemas de gestão empresarial.
III - Estudou como as pessoas evoluem de um estágio de imaturidade pessoal e profissional para a maturidade.

Quem foram, respectivamente, os autores desses estudos?
Algumas decisões são tão complexas, envolvem tantas variáveis, incertezas e riscos que, mesmo que se procure estruturar o processo decisório, sempre haverá necessidade de flexibilizar o processo e de se confiar no julgamento e intuição de pessoas que se presumem experientes, honestas e equilibradas. Decisões com essas características são denominadas DECISÕES NÃO ESTRUTURÁVEIS. No caso de decisões não estruturáveis, na escolha de alternativas são usados, geralmente, dois tipos de treinamento (LACOMBE; HEILBORN, 2003, p.446), a saber:
O Modelo de __________________________ proporciona diretrizes para os gerentes decidirem qual grau de participação os subordinados devem ter no processo de tomada de decisão. Procura identificar qual o estilo mais eficaz e qual o grau de participação apropriado dos subordinados na tomada de decisão organizacional através de três componentes: os estilos de participação dos líderes, um conjunto de questões de diagnóstico da situação e uma série de regras de decisão (SOBRAL; PECI, 2008, p.176)

Qual das alternativas abaixo completa coerentemente a lacuna?

    Segundo Hitt, Ireland e Hoskisson (2002, p.114) existem dois instrumentos que possibilitam à empresa que identifique e desenvolva competências essenciais. O primeiro dele é constituído dos quatro critérios específicos que as empresas usam para determinar quais de seus recursos e capacidades são competências essenciais. O segundo instrumento é a análise da cadeia de valor.
     No que se refere aos quatro critérios específicos que as empresas usam para determinar quais recursos e capacidades são competências essenciais, citam-se: capacidades valiosas, capacidades raras, capacidades de imitação dispendiosa e capacidades insubstituíveis.

Qual das alternativas abaixo indica a competência definida como CAPACIDADE VALIOSA?

Mintzberg, Ahlstrand e Lampel (2000) apresentaram dez escolas do pensamento estratégico que, segundo os autores, possuem – cada uma a seu modo – uma perspectiva limitada. Abaixo estão descritas as escolas e o que cada uma aborda. Correlacione a coluna da esquerda (escolas) com a coluna da direita (abordagem da escola).



Assinale a alternativa que corresponde à correlação correta.