Questões de Concurso
Filtrar
4.302 Questões de concurso encontradas
Página 126 de 861
Questões por página:
Questões por página:
Noam Chomsky é um linguista, filósofo e sociólogo finlandês que tem investigado sobre a formação ideológica dos meios de comunicação e a função social que estes desempenham. O teórico considera que a mídia - meios de comunicação hegemônicos e de massa, serve aos interesses das corporações privadas, comandadas pelo poder econômico e político. Em seu livro “Para Entender o Poder” (2005), a grande mídia reflete a opinião da elite apresentando uma imagem do mundo de acordo com os interesses dos grupos sociais que controlam a economia e os governos. Assinale a afirmativa que não corresponde ao pensamento desse autor.
A Lei nº 10.639, de 09 de janeiro de 2003, determina a obrigatoriedade de inclusão de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nos currículos da Educação Básica. Essa decisão política implica fundamentalmente
O fenômeno da violência é histórico e se faz presente em todas as sociedades do mundo. Dados do Atlas da Violência de 2018, produzido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), revelam que o Brasil é trinta vezes mais violento do que a Europa. Na última década,553 mil brasileiros tiveram morte violenta. Nesse cenário, mulheres, jovens, negras e negros, homossexuais são grupos que se encontram em maior vulnerabilidade. Assinale a afirmativa que corresponde ao papel do Estado diante dessa problemática.
Para Maria da Glória Gohn, “existe uma sociologia dos movimentos sociais que não pode ser separada ou ignorada enquanto objeto de investigação” (GOHN,2011, p.08). A autora demarca que movimentos sociais são “ações sociais coletivas de caráter sociopolítico e cultural que viabilizam distintas formas da população se organizar e expressar suas demandas” (GOHN,2011, p.13). Consoante os movimentos sociais no Brasil e suas manifestações, segundo a concepção de Gohn, marque a alternativa correta.
Embora os três elementos básicos constituintes do Estado Moderno sejam o território, a população e o governo soberano, os sociólogos propuseram outras formas de analisá-lo. Uma destas propostas era a de que “devemos conceber o Estado contemporâneo como uma comunidade humana que, dentro dos limites de determinado território (...), reivindica o monopólio do uso legítimo da violência física”. Tem-se como autor dessa proposta