Filtrar


Questões por página:

A soldagem por oxiacetilênica é um processo de soldagem por fusão, no qual a união entre os metais é conseguida através da aplicação do calor gerado por uma chama, podendo, ou não, haver metal de adição. O poder de fusão de uma chama oxiacetilênica pode ser regulado pelo aumento ou diminuição dos gases. Há um perfil de temperatura em função da posição da chama, conforme ilustração a seguir.


Imagem associada para resolução da questão


Mantendo uma mesma regulagem da chama, como é possível variar seu poder de fusão durante a operação de soldagem ou de brasagem?

Os procedimentos de soldagem podem ser classificados em processos por pressão ou deformação e por fusão. Assinale a alternativa em que a fonte de calor dos processos de soldagem por fusão é o arco elétrico.
Em operações de usinagem, podem ser utilizados fluidos de corte para se obter melhorias no processo, sejam melhorias de caráter funcional ou econômico. Em relação ao uso de fluido de corte nesse processo de fabricação, assinale a afirmativa correta.
Sobre a soldagem, que consiste na união de materiais, em geral metálicos, sendo um processo de fabricação que apresenta distintos modos de operação, assinale a afirmativa correta.

Um sistema de refrigeração a ar usa aletas tipo pino conforme a ilustração apresentada. Sabe-se que m é o coeficiente de aleta dado por: Imagem associada para resolução da questão, onde h é o coeficiente de transferência de calor por convecção, P é o perímetro da aleta, k é o coeficiente de transferência de calor por condução e At é a área da secção transversal ao gradiente principal de temperatura da aleta.

(Considere: π = 3,14, r = raio da aleta.)

Imagem associada para resolução da questão


Determine “m” para a configuração de aletas tipo pino.