Filtrar


Questões por página:
Os métodos de pesquisa no âmbito da psicologia da educação são empregados com a finalidade de aprimorar o conhecimento, o emprego de práticas educacionais gerais, que podem ser aplicados com vistas a investigar o quanto uma estratégia ou programa educacional particular esteja e/ou tenda a funcionar de modo eficaz. Nessa perspectiva, esse tipo de aplicação é direcionada e, frequentemente, envolve avaliação de programa, pesquisa-ação e o professor como pesquisador. A pesquisa de avaliação de programa visa
mostrar texto associado
Um dos indicadores importantes no estudo, o otimismo é a capacidade que os indivíduos possuem de generalização. A respeito desse indicador e em conformidade com o trecho citado, quando se generaliza a causa de um insucesso a todas as situações com que nos deparamos, é possível afirmar que essa causa se caracteriza por
mostrar texto associado

“O otimismo é um tema que vem sendo abordado nos estudos da interação humana no âmbito dos comportamentos pró-sociais.” Considerando essa afirmativa e o trecho referenciado, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Encarar uma situação com realismo significa empregar defesas frente aos perigos do otimismo exagerado.

( ) Um estilo atribucional pessimista leva os indivíduos a atribuírem fracassos a causas internas, estáveis e globais.

( ) Nossas emoções e comportamentos são influenciados pelas atribuições que fazemos a nossos sucessos e fracassos experimentados.

( ) Quando se reconhece a falta de controle sobre uma determinada situação que se apresente desagradável, experimenta-se o que é denominado por otimismo irrealista.

A sequência está correta em

mostrar texto associado
Considerando o trecho e os estudos de interação humana, é correto afirmar que, em pesquisa, o psicólogo social utiliza

Em psicanálise, a grosso modo, podemos afirmar que cada estágio do desenvolvimento durante os primeiros cinco anos de vida é definido em termos dos modos de reação de uma zona específica do corpo. Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir.


I. Os estágios são chamados de “psicossexuais”, embora as pulsões sexuais não levem à aquisição das características psicológicas.

II. O ressurgimento da dinâmica na adolescência reativa os impulsos pré-genitais. Se eles forem satisfatoriamente deslocados e sublimados pelo ego, a pessoa passa para o estágio final da maturidade, o estágio genital.

III. Os estágios – oral, anal e fálico – são chamados de estágios pré-genitais. A criança, então, atravessa um prolongado período de latência, os chamados anos de tranquilidade, dinamicamente falando; durante esse período, os impulsos tendem a ser mantidos em um estado de repressão.

IV. Durante o primeiro estágio, que dura cerca de um ano, a boca é a principal região de atividade dinâmica. O estágio oral é seguido pelo desenvolvimento de catexias e de anticatexias em relação às funções eliminativas, o chamado estágio anal, que acontece no segundo ano de vida e é seguido pelo estágio fálico, em que os órgãos sexuais se tornam as zonas erógenas mais importantes.

Estão corretas apenas as afirmativas