Filtrar


Questões por página:

O discurso do modernismo era o discurso da criatividade. Mas ninguém sabia bem o que era isso naquela época. Ser criativo era fazer coisas novas. Por isso, com o tempo, a originalidade passou a ser um critério relativo. Hoje, há outros processos importantes da criatividade, como ter fluência e flexibilidade, dar várias soluções para um mesmo problema e desenvolver a capacidade de, dada uma circunstância, reelaborar uma ideia.

(Ana Mae Barbosa, entrevista ao Jornal Folha de S.Paulo, no dia 26.04.2005, in Abordagem Triangular no Ensino das Artes e Culturas Visuais)


O depoimento de Barbosa aponta para a conclusão de que

Em seu livro A Imagem no Ensino da Arte, Ana Mae Barbosa apresenta os pressupostos da Abordagem Triangular no Ensino da Arte, considerando sua origem nas teorias e práticas norte-americanas denominadas DBAE – Disciplined Based Art Education. Essas, por sua vez, segundo a autora, têm como precursores
O Movimento das Escolinhas de Arte, no Brasil, foi um movimento ativo desde 1948. Até 1971, estava difundido por todo o país com trinta e duas unidades, a maioria delas particulares. Seu programa buscava
A educação ativa passou, no início do século XX, por intensa repercussão. Conhecida no Brasil como Escola Nova, foi aqui divulgada, primeiramente, por
Ao propor que um dos objetivos do ensino no município de Barretos é propiciar ao educando o saber organizado para que possa se reconhecer como agente do processo de construção do conhecimento e da transformação das relações entre o homem e a sociedade (art.2°, alíneas a e b da Lei Complementar n° 300/2016), a Secretaria Municipal de Educação explicita que um dos seus princípios é